A Terapia Medicamentosa é um tipo de tratamento utilizado em diversos tipos de casos e em também diversos tipos de necessidades que pacientes apresentem. Trata-se, de maneira geral, de procedimentos em que há administração de medicamentos específicos para cada tratamento em particular.

Essa prescrição de medicamentos deve ser feita de maneira adequada em diversos aspectos: sua natureza (tipo de medicamento), dosagem, quantidade, frequência e outros.

Apesar de, no dia a dia e na prática, nos encontrarmos capazes de realizar nós mesmos alguns tratamentos mais simples, o uso de qualquer medicamento deve ser sempre acompanhado e corroborado por profissionais.

A Terapia Medicamentosa formaliza essa necessidade e, em nível multidisciplinar, atua em conjunto com diversos outros tipos de tratamentos, como fisioterápicos, psicológicos, psiquiátricos, neurológicos, dentre outros exemplos existentes.

Como é realizada a Terapia Medicamentosa?

A Terapia Medicamentosa parte de alguns princípios para a sua aplicação, que são de extrema importância para o sucesso deste e de quaisquer outros tratamentos em curso, estejam ou não em associação.

Avalia-se, assim, a eficiência do medicamento, bem como sua segurança para o paciente (levando-se em consideração não apenas a patologia, mas também sua situação clínica atual) e também o grau de adesão ao tratamento medicamentoso a que o paciente deve se submeter.

Destes, a segurança é um dos aspectos mais importantes, pois, a depender da necessidade e do resultado esperado, a Terapia Medicamentosa envolve fármacos que trazem algum tipo de efeito colateral, que deve ser sempre gerido e controlado.

Trata-se, assim, de um processo que é sempre acompanhado por profissionais, com o objetivo de verificar os efeitos do medicamento em si, a evolução esperada e as consequências a longo prazo do uso da medicação e de sua associação a outros componentes do tratamento.

O tratamento é geralmente realizado por médicos ou profissionais especialistas que fazem parte da equipe do Instituto Nere.

Existem contraindicações para este tratamento?

Este é um ponto crítico e muito importante que deve ser levado em consideração em qualquer caso de aplicação de Terapia Medicamentosa.

Sendo assim, cada classe e tipo de medicamento possui suas contraindicações específicas, bem como seu conjunto de efeitos colaterais determinados e esperados. Devemos lembrar que os medicamentos são componentes químicos feitos para alterar processos em nosso organismo.

É muito importante informar ao médico qualquer condição médica ou medicamento que esteja tomando antes de realizar o tratamento, pois eles podem afetar os resultados.

Existe algum preparo para a realização do tratamento?

De maneira geral, não existe preparo para a realização desse tipo de tratamento, que consiste basicamente na aplicação de medicamentos.

Em paralelo, é possível que determinados tipos de tratamentos que envolvam a Terapia Medicamentosa possuam como requerimento a utilização de dosagens gradativas, para de fato preparar e adaptar o organismo para a absorção daquele fármaco.

Outras recomendações: siga-as em qualquer procedimento no Instituto Nere

  • Não se esqueça de levar seus exames anteriores, principalmente se você tiver exames recentes e da mesma natureza do procedimento que você fará no Instituto Nere.

  • Informe ao médico sobre seu histórico médico, incluindo doenças anteriores, pré-existentes e cirurgias.

  • Informe ao médico se você estiver tomando algum medicamento antes do exame, seja de forma eventual ou contínua.

  • Informe ao médico se você tem alguma alergia a medicamentos ou a quaisquer outros tipos de materiais ou substâncias.

Tenho uma dúvida, com quem eu posso falar?

É muito comum que os pacientes tenham dúvidas sobre exames e procedimentos. Por isso, não hesite em entrar em contato conosco se surgirem quaisquer tipos de dúvidas.

Telefone fixo: +55 (11) 3177-3111
Whatsapp: +55 (11) 95499-7660
E-mail: atendimento@institutonere.com.br