Tratamento com Toxina Botulínica (BOTOX)
O tratamento com Toxina Botulínica é uma abordagem que vai muito além das questões estéticas às quais o termo está popularmente associado. Uma das principais aplicações desse tipo de procedimento é de cunho neurológico.
Finalidades da aplicação da Toxina Botulínica incluem tratamento de quadros pós-AVC (Acidente Vascular Cerebral), condições decorrentes de traumas motores, doenças degenerativas que afetam músculos e nervos, entre outros.
De maneira ampla, o tratamento com Toxina Botulínica atua de forma relevante em situações de espasticidade, que ocorre quando o músculo permanece em hipertonia (tônus muscular aumentado). Nessa condição, o músculo mantém uma contração involuntária e constante, tornando-se rígido e trazendo diversos problemas de mobilidade e qualidade de vida para o paciente. A espasticidade é comum em quadros pós-AVC.
O procedimento também é indicado para casos de distonia, ou seja, condições em que a musculatura apresenta contrações involuntárias que geram movimentos de torção ou posturas anormais. Além disso, a técnica é eficaz perante quadros de enxaquecas e dores crônicas de origem muscular.
Como é realizado o tratamento com Toxina Botulínica?
A Toxina Botulínica é uma proteína produzida por uma bactéria chamada Clostridium botulinum. A reação do organismo a grandes quantidades dessa toxina é o botulismo, uma doença que provoca paralisia muscular generalizada.
Por isso, a toxina é administrada sempre em pequenas quantidades, com extremo rigor e especificamente no local onde se encontram os nervos e grupos musculares responsáveis pela condição. Trata-se de um procedimento minimamente invasivo.
A aplicação de Toxina Botulínica é rápida e simples, e o número de aplicações depende da avaliação médica sobre o quadro atual do paciente.
Os resultados se manifestam de forma gradual. Enquanto os sinais iniciais surgem precocemente, o benefício clínico completo é observado, em média, entre 7 e 14 dias após o procedimento.
O Instituto Nere é integrado por uma equipe de especialistas qualificados para a realização deste procedimento.
Existem contraindicações para este procedimento?
A aplicação de Toxina Botulínica possui algumas contraindicações:
- Pacientes gestante ou lactantes;
- Quadro de infecção ou inflamação na área do procedimento;
- Uso de anticoagulantes, que provocam sangramento anormal.
É muito importante informar ao médico qualquer condição de saúde ou medicamento que você esteja tomando antes de realizar o exame, pois tais fatores podem provocar alterações nos resultados.
Existe algum preparo para a realização do procedimento?
O tratamento com Toxina Botulínica exige algumas medidas de preparo por parte do paciente:
- Evite aplicar cremes ou outros produtos (inclusive medicação tópica) no local em que será realizado o procedimento;
- Compareça usando roupas leves e confortáveis para facilitar o acesso à área em que será realizada a aplicação;
- Evite o consumo de bebidas alcoólicas antes da realização do procedimento;
- Não é necessário jejum. Nesses casos, recomenda-se que haja boa alimentação antes do procedimento, porém sem exageros.
Outras orientações | Siga-as para qualquer procedimento no Instituto Nere:
- Não se esqueça de levar seus exames anteriores, principalmente se já tiver resultados de exames recentes e da mesma natureza do procedimento a ser realizado no Instituto Nere;
- Informe ao médico sobre seu histórico de saúde, incluindo doenças anteriores, pré-existentes e procedimentos cirúrgicos;
- Antes do exame, informe ao médico se você estiver tomando algum medicamento, seja de forma eventual ou contínua;
- Informe ao médico se você tiver alguma alergia a medicamentos ou a quaisquer outros tipos de materiais ou substâncias.
Tenho uma dúvida, com quem posso falar?
É muito comum ter dúvidas sobre exames e procedimentos. Não hesite em entrar em contato conosco se surgirem quaisquer tipos de dúvidas.
Telefone fixo: +55 (11) 3177-3111
WhatsApp: +55 (11) 91935-4258
E-mail: atendimento@institutonere.com.br