Infiltração Muscular

A Infiltração Muscular é uma técnica de tratamento que consiste na injeção de medicamentos diretamente na área afetada do músculo, com o objetivo prioritário de eliminar ou apaziguar a dor que o paciente sente no local.

É comumente utilizada para tratar dores musculares crônicas, lesões musculares ou até mesmo dores agudas decorrentes da realização de exercícios físicos de alto rendimento.

Quando realizada, o medicamento atua no relaxamento da musculatura contraída (originada na dor ou na lesão) e, assim, há a melhora da dor.

O tratamento pode ser utilizado tanto em casos de dor momentânea e aguda quanto em quadros de dor crônica com piora progressiva, até que se torne uma dor aguda.

Como é realizada a Infiltração Muscular?

Na Infiltração Muscular, o profissional aplica, por meio de injeção via seringa e agulha, um medicamento específico para aquele caso diretamente no músculo do qual parte a condição de dor.

O medicamento em questão pode ser um anestésico (similar ao utilizado por dentistas), analgésico ou antiinflamatório.

O tratamento é realizado por médicos especialistas que fazem parte da equipe do Instituto Nere.

Existem contraindicações para este tratamento?

É necessário observar se o paciente se enquadra em alguma dessas condições, que são contraindicativas para a aplicação.

  • O paciente não deve apresentar quadro de febre ou lesões da pele no local da injeção, evitando assim uma possível infecção ou piora nas suas condições;
  • Não orientamos a realização do tratamento para pacientes com úlceras estomacais, rupturas de tendões parciais, endocardite bacteriana e distúrbios de coagulação.

É muito importante informar ao médico qualquer condição médica ou medicamento que esteja tomando, antes de realizar o tratamento, pois eles podem afetar os resultados.

Existe algum preparo para a realização do tratamento?

Por se tratar de um procedimento simples e rápido, não há necessidade de preparo prévio por parte do paciente para a realização da Infiltração Muscular.

Orienta-se, no entanto, que o paciente permaneça em repouso relativo pós procedimento (diminuição de atividade) por 72h. O intuito é evitar que a dor ou a inflamação retornem e potencializar a ação do medicamento no local.

Além disso, é necessário que o médico faça uma avaliação criteriosa do caso, porque dores musculares (principalmente as crônicas) eventualmente podem ser confundidas com dores na coluna e outros problemas afins.

Ademais, é importante que o paciente observe, ao longo dos dias seguintes ao procedimento, se o local da aplicação apresenta sinais de lesão de alguma estrutura dos tendões ou infecção. Caso isso ocorra, é necessário comunicar ao médico.

Outras orientações: siga-as em qualquer procedimento no Instituto Nere

  • Não se esqueça de levar seus exames anteriores, principalmente se você tiver exames recentes e da mesma natureza do procedimento que será feito no Instituto Nere.
  • Informe ao médico seu histórico médico, incluindo doenças anteriores, pré-existentes e cirurgias.
  • Antes do exame, informe ao médico se você estiver tomando algum medicamento, seja de forma eventual ou contínua.
  • Informe ao médico se você tem alguma alergia a medicamentos ou a quaisquer outros tipos de materiais ou substâncias.

Tenho uma dúvida, com quem eu posso falar?

É muito comum que os pacientes tenham dúvidas sobre exames e procedimentos. Por isso, não hesite em entrar em contato conosco se surgirem quaisquer tipos de dúvidas.

Telefone fixo: +55 (11) 3177-3111
Whatsapp: +55 (11) 95499-7660
E-mail: atendimento@institutonere.com.br