TMS e t-DCS
A terapia de TMS – Transcranial Magnetic Stimulation, ou Estimulação Magnética Transcraniana – é um tipo de abordagem de tratamento neurológico em que se estimula ou inibe atividade cerebral por meio de campos magnéticos especificamente gerados para esse fim.
Em outros termos, trata-se de uma técnica em que se busca modular respostas neuronais em determinada área cerebral. O processo não é invasivo e não provoca qualquer tipo de dor ou de desconforto.
Este procedimento pode ser de benefício para pacientes com depressão refratária, além de casos de sequelas pós-AVC (Acidente Vascular Cerebral), dependência química, dor do membro fantasma, estresse pós-traumático e de dores neuropráticas.
Já a t-DCS – Transcranial Direct Current Stimulation, ou Estimulação Elétrica Transcraniana – é uma técnica que também objetiva a estimulação cerebral, mas feita por meio de descargas elétricas de baixa intensidade.
Como são realizadas a TMS e t-DCS?
No caso da TMS, um aparelho gera uma corrente elétrica que é convertida em um campo magnético, e que assim atua diretamente na região do cérebro que se busca tratar. Importante salientar que a força magnética gerada não é prejudicial e não causa dor.
A t-DCS, por sua vez, é realizada também por meio de um aparelho, mas que, nesse caso, gera uma corrente elétrica contínua de baixa intensidade (1-2mA). A corrente é aplicada no crânio, na região onde se busca atuar.
Ambas as técnicas, quando aplicadas em sessões consecutivas e com frequência padronizada, trazem efeitos benéficos para pacientes que necessitam da neuromodulação para tratar diversas condições de cunho psicológico, psiquiátrico e neurológico.
Além disso, os procedimentos são seguros, não-invasivos (não-cirúrgicos), indolores e atuam com emissão de correntes elétricas de caráter totalmente inofensivo para o organismo.
O tratamento é geralmente realizado por médicos ou profissionais especialistas que fazem parte da equipe do Instituto Nere.
Existem contraindicações para este tratamento?
Tanto a TMS quanto a t-DCS possuem contraindicações para sua realização:
- Não possuir dispositivo médico eletrônico implantado, como marcapassos;
- Não possuir objeto metálico ou ferromagnéticos dentro da caixa craniana – por exemplo, algum tipo de prótese;
- Não apresentar ferimentos, inflamações ou infecções na pele da região da cabeça a ser realizado o procedimento;
- Quadro de epilepsia e convulsões.
É muito importante informar ao médico qualquer condição médica ou medicamento que esteja tomando antes de realizar o tratamento, pois eles podem afetar os resultados.
Existe algum preparo para a realização do exame?
Antes da realização dos procedimentos de TMS e t-DCS é necessário tomar certas precauções, cuidados e preparo prévio:
- Não ingerir bebida alcoólica antes de cada sessão do tratamento.
- Realizar avaliação médica de cunho psicológico e neurológico para avaliar as condições gerais do paciente.
- Realizar exame de eletroencefalograma prévio para verificar condições cerebrais e neurológicas até então desconhecidas e que possam ser impeditivas para a realização dos tratamentos.
Outras recomendações: siga-as em qualquer procedimento no Instituto Nere
-
Não se esqueça de levar seus exames anteriores, principalmente se você tiver exames recentes e da mesma natureza do procedimento que você fará no Instituto Nere.
-
Informe ao médico sobre seu histórico médico, incluindo doenças anteriores, pré-existentes e cirurgias.
-
Informe ao médico se você estiver tomando algum medicamento antes do exame, seja de forma eventual ou contínua.
-
Informe ao médico se você tem alguma alergia a medicamentos ou a quaisquer outros tipos de materiais ou substâncias.
Tenho uma dúvida, com quem eu posso falar?
É muito comum que os pacientes tenham dúvidas sobre exames e procedimentos. Por isso, não hesite em entrar em contato conosco se surgirem quaisquer tipos de dúvidas.
Telefone fixo: (11) 3177-3111
Whatsapp: (11) 95499-7660
E-mail: atendimento@institutonere.com.br