Os bloqueios são procedimentos bastante similares às infiltrações, que consistem na aplicação de medicamentos diretamente nos locais da coluna e região espinha em que se busca tratar condições de inflamação e dor.

Geralmente são conhecidos como bloqueio facetário, bloqueio epidural, bloqueio radicular e bloqueio caudal.

A rizotomia consiste em um tratamento que utiliza lesão térmica (por meio de calor) para atingir regiões microscópicas de certos nervos da coluna lombar. O objetivo é tratar de condições de dor crônica lombar que não responde totalmente aos tratamentos convencionais com medicação e fisioterapia.

Por fim, a cordotomia é um tratamento similar à rizotomia, com a diferença de que a lesão controlada é aplicada em uma região da medula espinhal, com o intuito de reduzir condições de dor crônica no paciente. É comumente utilizada em paciente oncológicos.

Como são realizados os procedimentos de bloqueio, rizotomia e cordotomia?

No caso dos bloqueios (bloqueio facetário, bloqueio epidural, bloqueio radicular e bloqueio caudal), o procedimento consiste na aplicação, via agulha muito fina, de medicamento analgésico e anti-inflamatório na região da coluna onde se encontram os nervos a serem tratados.

Já a rizotomia e a cordotmia são procedimentos em que se interrompe atuação nervosa por meio de intervenção levemente mais invasiva. Apesar disso, são processos simples, seguros e indolores.

A rizotomia ocorre por meio da intervenção em pequenos nervos da coluna lombar, em que é causada uma micro lesão térmica, por meio de equipamento de radiofrequência. Por sua vez, a cordotomia tem como princípio o bloqueio da medula espinhal, também por meio de micro lesões localizadas.

Os procedimentos são geralmente realizados por médicos ou profissionais especialistas que fazem parte da equipe do Instituto Nere.

Existem contraindicações para estes procedimentos?

No caso dos bloqueios, as principais contraindicações para a realização são: lesões na pele do local onde seria feita a aplicação, prinicpalmente se houver quadro de inflamação e infecção; problemas de coagulação; diabetes; doenças cardíacas; gravidez.

A rizotomia e a cordotomia, apesar de serem procedimentos um pouco mais complexos, requerem que o paciente cumpra os mesmos requisitos para os bloqueios. Porém, como há administração de anestesia local, um profissional deve ser consultado sobre possíveis riscos.

É muito importante informar ao médico qualquer condição médica ou medicamento que esteja tomando antes de realizar os procedimentos, pois eles podem afetar os resultados.

Existe algum preparo para a realização dos procedimentos?

Para os casos de tratamentos por bloqueios, o preparo não inclui mais do que evitar se alimentar em exagero e não ingerir bebidas alcoólicas antes dos procedimentos. Não realizar jejum.

Já para a rizotomia e a cordotomia, por serem procedimentos que incluem sedação leve e anestesia local, o paciente deve realizar jejum de oito horas. É muito importante aqui reiterar a importância de informar ao médico se o paciente faz uso de qualquer medicação.

    Outras recomendações: siga-as em qualquer procedimento no Instituto Nere

    • Não se esqueça de levar seus exames anteriores, principalmente se você tiver exames recentes e da mesma natureza do procedimento que você fará no Instituto Nere.

    • Informe ao médico sobre seu histórico médico, incluindo doenças anteriores, pré-existentes e cirurgias.

    • Informe ao médico se você estiver tomando algum medicamento antes do exame, seja de forma eventual ou contínua.

    • Informe ao médico se você tem alguma alergia a medicamentos ou a quaisquer outros tipos de materiais ou substâncias.

    Tenho uma dúvida, com quem eu posso falar?

    É muito comum que os pacientes tenham dúvidas sobre exames e procedimentos. Por isso, não hesite em entrar em contato conosco se surgirem quaisquer tipos de dúvidas.

    Telefone fixo: +55 (11) 3177-3111
    Whatsapp: +55 (11) 95499-7660
    E-mail: atendimento@institutonere.com.br