O tratamento com fenol faz parte do arsenal para pacientes com espasticidade (aumento do tônus dos músculos), a qual é uma das sequelas de doenças do sistema nervoso central.
O fenol é uma alternativa barata e com bom efeito para o relaxamento muscular. Geralmente é usado como coadjuvante, quando a medicação e a toxina botulínica não conseguem tratar de forma efetiva esse aumento da contração muscular.
A medicação é infiltrada ao lado de nervos selecionados, através de uma agulha e um neuroestimulador (um aparelho que gera contrações das fibras musculares locais). O objetivo é de “bloquear” o funcionamento destes nervos e, por consequência, relaxar os músculos inervados pelo mesmo.
Procedimento é desconfortável, pois usa-se agulha, porém é tolerável.
O procedimento é realizado em consultório médico ou em centro cirúrgico. O paciente fica na posição deitada e é liberado para casa logo após. O relaxamento muscular é visto imediatamente após o procedimento, como se “desligássemos o interruptor da luz”. A duração do efeito do relaxamento depende de paciente para paciente e, por vezes, são necessários aplicações seriadas.
O procedimento é contra-indicado em casos de infecção na articulação ou na pele no local a ser tratado.
Converse com seu médico!