O Bloqueio Químico com Fenol (ou Bloqueio Fenólico) é uma técnica de tratamento neurológica que tem sido amplamente utilizada para, dentre outros efeitos análogos, aliviar a dor que se apresenta em várias condições.

Essa técnica consiste na administração de uma substância de característica anéstésica, geralmente derivada do fenol, em regiões do corpo próximas a nervos específicos que transmitem a dor em questão para o sistema nervoso central do paciente.

O objetivo do Bloqueio Químico com Fenol é interromper ou reduzir, de maneira temporária, a transmissão dolorosa desse nervo, resultando em alívio imediato da dor. A técnica é utilizada para tratar várias condições, incluindo dor lombar, dor ciática, dor no membro, dor pós-operatória e dor neuropática.

É importante destacar e reiterar, conforme já falamos, que o tratamento com Bloqueio Químico com Fenol não se trata de cura para a condição subjacente, mas é usado como uma medida temporária para controlar a dor, permitindo que o paciente se recupere ou se prepare para outros tratamentos.

Como é realizada o Bloqueio Químico com Fenol?

Essa técnica de aplicação da substância fenólica pode ser realizada de duas maneiras: via agulha e seringa ou por meio de inserção de cateter.

Ambas as situações são procedimentos bastante simples: no primeiro caso, uma agulha é inserida por meio de seringa na área ao redor do nervo a ser tratado, e assim o anestésico à base de fenol é injetado diretamente na região.

Já no caso do tratamento via cateter, o procedimento envolve a inserção de um tubo muito fino – o cateter – na região do nervo, o que permite que o anestésico seja administrado por um certo período de tempo. Em qualquer dos casos, a decisão pelo método adotado depende da avaliação médica.

A ação da substância junto ao nervo a ser tratado é praticamente instantânea, fazendo com que o paciente sinta alívio da dor no momento da aplicação.

O tratamento é geralmente realizado por médicos ou profissionais especialistas que fazem parte da equipe do Instituto Nere.

Existem contraindicações para este tratamento?

De maneira geral, o tratamento de Bloqueio Químico com Fenol possui como contraindicações:

  • Estado de mal-estar generalizado, como febre, dor, infecções e inflamações, principalmente no local a ser tratado pela aplicação do fenol.
  • Contraturas graves e/ou extensas no local da aplicação.

É muito importante informar ao médico qualquer condição médica ou medicamento que esteja tomando antes de realizar o tratamento, pois eles podem afetar os resultados.

Existe algum preparo para a realização do tratamento?

O preparo para a realização do Bloqueio Químico com Fenol inclui as orientações básicas para quaisquer procedimentos minimamente invasivos, como:

  • Evitar a ingestão exagerada de alimentos em períodos próximos ao exame, principalmente gorduras.
  • Evitar a ingestão de bebidas alcoólicas em períodos próximos ao exame.
  • Comparecer usando roupas leves, confortáveis e que permitam acesso médico à região do corpo em que se situa o nervo a ser tratado.

Outras recomendações: siga-as em qualquer procedimento no Instituto Nere

  • Não se esqueça de levar seus exames anteriores, principalmente se você tiver exames recentes e da mesma natureza do procedimento que você fará no Instituto Nere.
  • Informe ao médico sobre seu histórico médico, incluindo doenças anteriores, pré-existentes e cirurgias.
  • Informe ao médico se você estiver tomando algum medicamento antes do exame, seja de forma eventual ou contínua.
  • Informe ao médico se você tem alguma alergia a medicamentos ou a quaisquer outros tipos de materiais ou substâncias.

Tenho uma dúvida, com quem eu posso falar?

É muito comum que os pacientes tenham dúvidas sobre exames e procedimentos. Por isso, não hesite em entrar em contato conosco se surgirem quaisquer tipos de dúvidas.

Telefone fixo: +55 (11) 3177-3111
Whatsapp: +55 (11) 95499-7660
E-mail: atendimento@institutonere.com.br