Hoje vamos falar um pouco com as pessoas que sofrem de fraqueza muscular, dor persistente, dormência ou formigamento, lesões nervosas ou traumas e suspeita de doenças neuromusculares.

Você é uma delas?

Se sim, talvez seja interessante você saber um pouco sobre um procedimento médico chamado de Eletroneuromiografia (também conhecida como Eletromiografia ou EMG) que é realizado por médicos neurologistas ou fisiatras especializados em medicina de reabilitação e que avalia o sistema nervoso periférico, mais especificamente a função dos nervos e músculos.

O que o procedimento faz?

Detecta problemas como lesões nervosas, distrofias musculares e doenças neuromusculares identificando quais músculos estão hiperativos para o tratamento correto e assertivo.

Existem contraindicações?

A EMG é um exame seguro e não invasivo, mas o paciente pode vir a sentir um desconforto mínimo, pois os eletrodos são posicionados perto do músculo ou do nervo a ser examinado.

É importante ressaltar que o médico especialista é quem determinará se a eletroneuromiografia é necessária com base na avaliação dos sintomas, histórico médico e exame físico do paciente.

Cada caso é único, e a decisão de realizar o exame será feita levando em consideração as necessidades individuais do paciente.