O i-GSC é um sistema de tratamento de pacientes portadores de sequelas de AVC (Acidente Vascular Cerebral) que é realizado por meio de um aplicativo que pode ser executado em aparelhos mobile, como smartphones e tablets, por exemplo.

O aplicativo i-GSC – que é uma sigla para Guided Self-rehabilitation Contract – foi desenvolvido pela equipe de um médico francês chamado Jean-Michel Gracies, e hoje é distribuído por um grande grupo farmacêutico para instituições de todo o mundo.

O intuito do aplicativo é beneficiar aqueles pacientes que foram vítimas de AVC, que possuem sequelas e que apresentam grande dificuldade para participar dos tratamentos e terapias tradicionais, com a finalidade de recuperação parcial ou total de sua condição física e neurológica.

O uso do i-GSC tem sido feito com muito sucesso em todo o mundo, permitindo que muitos pacientes façam os exercícios propostos em casa. De outra maneira, o tratamento para sua reabilitação e reconquista da qualidade de vida seria proibitivo.

Como é realizado o i-GSC (Autorreabilitação guiada)?

O aplicativo i-GSC é um sistema que apresenta e propõe ao paciente os exercícios necessários para a sua reabilitação pós-AVC, por meio de uma plataforma de interface amigável e lúdica.

O intuito é que o paciente consiga realizar os exercícios em casa, podendo ele próprio executar, ou com ajuda de familiares.

O médico responsável que recomenda o tratamento decide a configuração de exercícios que o paciente seguirá e também fornece dados se login e senha para que o paciente possa acessar.

O paciente, assim, tem um um perfil criado dentro da plataforma do aplicativo, que consta com seus dados e com as condições gerais da deficiência a ser tratada. O aplicativo também registra a utilização e a evolução dos exercícios, dados estes que são encaminhados direto para o médico.

O tratamento é geralmente realizado e acompanhado por médicos ou profissionais especialistas que fazem parte da equipe do Instituto Nere.

Existem contraindicações para este tratamento?

Como se trata de um procedimento de autorreabilitação, é necessário que o paciente esteja com suas plenas capacidades cognitivas para utilizar o aplicativo e realizar os exercícios que a plataforma solicita.

Além disso, aplicam-se as contraindicações tradicionais para tratamentos que incluam ações de movimentação.

É muito importante informar ao médico qualquer condição médica ou medicamento que esteja tomando antes de realizar o tratamento, pois eles podem afetar os resultados.

Existe algum preparo para a realização do tratamento?

Para poder utilizar o aplicativo i-GSC é necessário que o médico realize o cadastro do paciente na plataforma, inserindo seus dados e fornecendo login e senha de acesso.

Por parte do paciente, é necessário que ele siga orientações tradicionais para tratamentos que incluam movimento físico: uso de roupas leves e confortáveis, ter se alimentado de forma moderada e não ter ingerido bebidas alcoólicas.

    Outras recomendações: siga-as em qualquer procedimento no Instituto Nere

    • Não se esqueça de levar seus exames anteriores, principalmente se você tiver exames recentes e da mesma natureza do procedimento que você fará no Instituto Nere.

    • Informe ao médico sobre seu histórico médico, incluindo doenças anteriores, pré-existentes e cirurgias.

    • Informe ao médico se você estiver tomando algum medicamento antes do exame, seja de forma eventual ou contínua.

    • Informe ao médico se você tem alguma alergia a medicamentos ou a quaisquer outros tipos de materiais ou substâncias.

    Tenho uma dúvida, com quem eu posso falar?

    É muito comum que os pacientes tenham dúvidas sobre exames e procedimentos. Por isso, não hesite em entrar em contato conosco se surgirem quaisquer tipos de dúvidas.

    Telefone fixo: +55 (11) 3177-3111
    Whatsapp: +55 (11) 95499-7660
    E-mail: atendimento@institutonere.com.br