O Implante de Bomba de Baclofeno é um procedimento realizado para a implantação de um dispositivo que libera o Baclofeno diretamente na medula espinhal, com o objetivo de aliviar sintomas decorrentes de lesões ou doenças específicas neste local.
O Baclofeno é um medicamento que pode ser administrado também em via oral – mas, quando o paciente não responde de forma satisfatória a essa estratégia ou possui pouca tolerância aos seus efeitos colaterais decorrentes da ingestão de doses minimamente eficazes, é recomendada a implantação da Bomba de Baclofeno.
Ao optar pela administração direta do medicamento, tem-se uma potencialização de seus efeitos, tanto por conta do método de aplicação quanto por conta da possibilidade de uso de dosagem maior – e adequada.
De forma específica, o Baclofeno atua na atenuação da espasticidade severa, causada por lesão na coluna vertebral e na medula. A espasticidade tem potencial incapacitante e de geração de dor.
Como é realizado o Implante de Bomba de Baclofeno?
O Implante de Bomba de Baclofeno é um procedimento cirúrgico em que é realizada a inserção de um dispositivo que injeta o medicamento diretamente na medula espinhal do paciente, por meio de um cateter que também é inserido na mesma cirurgia.
O dispositivo que “bombeia” o medicamento é programável em termos de dosagem e de periodicidade. Todo esse sistema é implantado no paciente em regiões subcutâneas, sem que haja dor ou incômodo no local onde o dispositivo é ajustado.
Uma cirurgia típica de Implante de Bomba de Baclofeno pode durar de uma a duas horas, e é bastante simples. O paciente, entretanto, passa por procedimento de anestesia geral.
O procedimento é geralmente realizado por médicos ou profissionais especialistas que fazem parte da equipe do Instituto Nere.
Existem contraindicações para este procedimento?
Para o Implante de Bomba de Baclofeno é importante seguir à risca alguns critérios que, caso não sejam contemplados, o paciente corre o risco de não poder realizar o procedimento.
O paciente, assim, não pode ser alérgico ao Baclofeno e nem apresentar quadro inflamatório e infeccioso na época em que se pretende realizar o procedimento. Todas essas – e outras – condições devem ser tratadas antes.
Em praralelo, concorrem todas as prerrogativas normais para um paciente que seria submetido a um procedimento cirúrgico, seja ele qual for.
É muito importante informar ao médico qualquer condição médica ou medicamento que esteja tomando antes de realizar o procedimento, pois eles podem afetar os resultados.
Existe algum preparo para a realização do procedimento?
Como se trata de um procedimento cirúrgico no qual há a administração de anestesia geral, é necessário realizar internação pelo período que o médico do paciente determinar. Muitas vezes essa internação é de curta duração ou até mesmo feita em ambulatório.
Outras recomendações: siga-as em qualquer procedimento no Instituto Nere
-
Não se esqueça de levar seus exames anteriores, principalmente se você tiver exames recentes e da mesma natureza do procedimento que você fará no Instituto Nere.
-
Informe ao médico sobre seu histórico médico, incluindo doenças anteriores, pré-existentes e cirurgias.
-
Informe ao médico se você estiver tomando algum medicamento antes do exame, seja de forma eventual ou contínua.
-
Informe ao médico se você tem alguma alergia a medicamentos ou a quaisquer outros tipos de materiais ou substâncias.
Tenho uma dúvida, com quem eu posso falar?
É muito comum que os pacientes tenham dúvidas sobre exames e procedimentos. Por isso, não hesite em entrar em contato conosco se surgirem quaisquer tipos de dúvidas.
Telefone fixo: +55 (11) 3177-3111
Whatsapp: +55 (11) 95499-7660
E-mail: atendimento@institutonere.com.br