As infiltrações intra-articulares ou periarticulares fazem parte do arsenal do tratamento em dor.

Na infiltração intra-articular, são injetados medicações dentro das articulações (juntas). As medicações são geralmente o ácido hialurônico ou o corticóide. São usados para tratamentos de dor devido a principalmente osteoartrose ou nas articulações que possuem um quadro de inflamação crônica, como vermelhidão, inchaço e dor.

As principais articulações tratadas são: joelho, quadril, ombro, tornozelo e articulações das mãos. Na infiltração periarticular, a medicação é injetada nas bursas e tendões e ajudam no tratamento das tendinites, tenossinovites e bursistes.

Esse tratamento permite reduzir o uso de medicações orais, como analgésicos opióides e anti-inflamatórios e podem retardar a indicação cirúrgica de colocação de prótese articular (artroplastia). O procedimento requer um médico especializado e treinado.

Pode ser feito através da técnica anatômica, ou, por vezes, guiada por Ultrassom. As infiltrações são feitas através de uma agulha e seringa com medicação. O procedimento é um pouco doloroso, porém, tolerável.

Geralmente, são indicadas 1 a 3 infiltrações para o tratamento completo. O procedimento é realizado em consultório médico. O paciente pode ficar na posição sentada ou deitada, dependendo do local tratado e é liberado para casa logo após.

Pode ser indicado uso de medicação analgésica, por alguns dias, para diminuir o desconforto gerado pela infiltração. O procedimento é contra-indicado em casos de infecção na articulação ou na pele no local a ser tratado.

Converse com seu médico!