Potencial evocado é um exame neurofisiológico que busca, de maneira geral, avaliar algumas funções do sistema nervoso e, de forma mais específica, verificar a condução efetiva dos impulsos nervosos pelas vias sensoriais do paciente – pele, olhos ou ouvidos, por exemplo.
Em outras palavras, o exame consiste na averiguação de que os sinais provocados nas terminações sensoriais estão percorrendo seu caminho pelo sistema nervoso do paciente até chegar no cérebro.
Uma das variantes desse procedimento que realizamos no Instituto Nere é o Potencial Evocado Somato-Sensitivo (PESS), no qual procura-se avaliar membros inferiores e superiores do paciente de modo a qualificar e mensurar as respostas obtidas no cérebro após o estímulo.
O exame de Potencial Evocado é usado para avaliar a integridade das vias nervosas sensoriais e motoras, sendo amplamente utilizado para o diagnóstico de doenças e distúrbios do sistema nervoso como esclerose múltipla, neuropatia diabética, distrofia muscular, entre outras.
Como é realizado o Potencial Evocado?
O exame de Potencial Evocado consiste na estimulação elétrica de uma parte do corpo por meio de eletrodos posicionados na pele (couro cabeludo ou membros superiores e inferiores).
Esse procedimento é realizado com o paciente deitado e relaxado em um ambiente tranquilo e na penumbra. O paciente não sentirá dor e nem desconforto – apenas o estímulo realizado.
A partir dos estímulos gerados pelos eletrodos, o equipamento médico gera gráficos por meio dos quais é possível realizar a leitura tanto dos estímulos quanto das respostas, e assim o profissional pode ter insumos que podem direcioná-lo para um diagnóstico.
O exame é realizado por médicos ou profissionais especialistas que fazem parte da equipe do Instituto Nere. É de extrema importância que o paciente tire todas as dúvidas que existirem antes do exame com o médico ou por meio de nossas formas de contato.
Existem contraindicações para este exame?
Não há contraindicações gerais para a realização do exame de Potencial Evocado. Apenas observe se:
- Não há ferimentos ou lesões no couro cabeludo;
- Não há ferimentos ou lesões na pele dos membros superiores e inferiores.
Esse cuidado tem como objetivo não agravar a situação de ferimentos preexistentes, uma vez que os eletrodos serão colocados na pele do couro cabeludo e dos membros.
É muito importante informar ao médico qualquer condição médica ou medicamento que esteja tomando, antes de realizar o exame, pois eles podem afetar os resultados.
Existe algum preparo para a realização do exame?
Se você for realizar o exame de Potencial Evocado no Instituto Nere, pedimos que siga as seguintes orientações:
- Compareça ao local do exame bem alimentado e sem estar em jejum;
- Vá ao exame com cabelo limpo e seco devido à colocação de eletrodos no couro cabeludo;
- Use roupas leves e folgadas para que não se sinta desconfortável durante o exame.
- Procure dormir bem na noite anterior ao exame: o ideal é dormir por um período de oito horas (pode variar entre indivíduos).
Outras orientações: siga-as em qualquer procedimento no Instituto Nere
-
Não se esqueça de levar seus exames anteriores, principalmente se você tiver exames recentes e da mesma natureza do procedimento a ser feito no Instituto Nere.
-
Informe ao médico seu histórico médico, incluindo doenças anteriores, pré-existentes e cirurgias.
-
Antes do exame, informe ao médico se você estiver tomando algum medicamento, seja de forma eventual ou contínua.
-
Informe ao médico se você tem alguma alergia a medicamentos ou a quaisquer outros tipos de materiais ou substâncias.
Tenho uma dúvida, com quem eu posso falar?
É muito comum que os pacientes tenham dúvidas sobre exames e procedimentos. Por isso, não hesite em entrar em contato conosco se surgirem quaisquer tipos de dúvidas.
Telefone fixo: +55 (11) 3177-3111
Whatsapp: +55 (11) 95499-7660
E-mail: atendimento@institutonere.com.br