Radiofrequência Pulsada é um tipo de tratamento que tem como objetivo atuar na atenuação de dores ciáticas e lombares, geralmente decorrentes de lesões nos discos cartilaginosos que fazem parte da coluna vertebral.

Neste procedimento, a utilização da radiofrequência é feita de maneira a não lesionar o nervo, e ainda assim corrigir o problema da herniação do local. O procedimento é minimamente invasivo e ajuda a eliminar dores em pacientes com problemas na coluna lombar e com hérnias de disco.

Um dos grande benefícios constatados por pacientes que realizaram a Radiofrequência Pulsada é que, mesmo com poucas sessões, a dor foi controlada a longo prazo, afastando assim de forma quase definitiva a necessidade de um procedimento cirúrgico mais invasivo.

Dessa forma, o controle da inflamação e da dor trazida pelo tratamento de Radiofrequência Pulsada tem sido uma importante ferramenta para promover a retomada da qualidade de vida de pacientes com dores.

Como é realizada a Radiofrequência Pulsada?

Na Radiofrequência Pulsada, o profissional introduz uma agulha muito fina no local, na altura da vértebra e dos nervos a serem tratados. Essa agulha está conectada a um aparelho especial que emite ondas de radio frequência.

Essas ondas são simples ondas eletromagnéticas com frequência que vai de 30 a 3000 KHz – ou seja, no espectro próprio das ondas de rádio. Um equipamento gera uma corrente elétrica que é transformada nesse tipo de onda eletromagnética.

No caso da Radiofrequência Pulsada, são emitidos “pulsos” intercalados dessas ondas eletromagnéticas, que atuam nos nervos e nos discos sem precisar lesioná-los ou mesmo tocá-los. Isso faz com que o procedimento seja minimamento invasivo e rápido: dura apenas alguns poucos minutos.

A Radiofrequência Pulsada, apesar de muito simples, requer alguns cuidados, pois o paciente recebe sedação leve e anestesia no local.

O procedimento é geralmente realizado por médicos ou profissionais especialistas que fazem parte da equipe do Instituto Nere.

Existem contraindicações para este procedimento?

As principais contraindicações para a realização da Radiofrequência Pulsada são: lesões na pele do local onde seria feita a aplicação, prinicpalmente se houver quadro de inflamação e infecção; problemas de coagulação; diabetes; doenças cardíacas; gravidez.

Como há administração de sedação e anestesia local, um profissional deve ser consultado sobre possíveis riscos.

É muito importante informar ao médico qualquer condição médica ou medicamento que esteja tomando antes de realizar o procedimento, pois eles podem afetar os resultados.

Existe algum preparo para a realização do procedimento?

Por se tratar de um procedimento que inclui sedação leve e anestesia local, o paciente deve realizar jejum de oito horas. É muito importante aqui reiterar a importância de informar ao médico se o paciente faz uso de qualquer medicação.

Outras recomendações: siga-as em qualquer procedimento no Instituto Nere

  • Não se esqueça de levar seus exames anteriores, principalmente se você tiver exames recentes e da mesma natureza do procedimento que você fará no Instituto Nere.

  • Informe ao médico sobre seu histórico médico, incluindo doenças anteriores, pré-existentes e cirurgias.

  • Informe ao médico se você estiver tomando algum medicamento antes do exame, seja de forma eventual ou contínua.

  • Informe ao médico se você tem alguma alergia a medicamentos ou a quaisquer outros tipos de materiais ou substâncias.

Tenho uma dúvida, com quem eu posso falar?

É muito comum que os pacientes tenham dúvidas sobre exames e procedimentos. Por isso, não hesite em entrar em contato conosco se surgirem quaisquer tipos de dúvidas.

Telefone fixo: +55 (11) 3177-3111
Whatsapp: +55 (11) 95499-7660
E-mail: atendimento@institutonere.com.br