A Terapia de Contensão Induzida (também conhecida como TCI) é um tipo de terapia de reabilitação aplicada com o objetivo de recuperar o membro superior de um paciente acometido com restrição motora decorrente de sequelas AVC (Acidente Vascular Cerebral) e outras condições patológicas do Sistema Nervoso Central.

A TCI tem como base princípios de super utilização e retenção dos membros superiores, de modo a reeducar o cérebro e auxiliar a recuperação das interações nervosas que antes promoviam o movimento do membro em questão.

Para poder realizar esse tratamento o paciente deve apresentar um certo grau de movimento no membro que foi afetado pela restrição motora. Aqueles que não possuem movimento no membro em questão não podem passar por esse tipo de terapia.

A Terapia de Contensão Induzida produz resultados que tendem a melhorar muito a qualidade de vida do paciente acometido por sequelas neurológicas, pois a partir desse quadro ele poderá realizar movimentos comuns no dia a dia.

Como é realizada a Terapia de Contensão Induzida?

A Terapia de Contensão Induzida é aplicada a partir de três eixos: utilização e treino repetitivo intensivo do membro que tem restrições motoras; imobilização do membro saudável; utilização de métodos comportamentais para potencializar os ganhos.

Isto posto, a principal atividade entre as descritas nesses três eixos é, de longe, o treino repetitivo e intensivo do uso do membro com maior restrição de movimento.

Dessa forma, o paciente é avaliado diariamente pelas atividades que realizou no consultório e também pelas tarefas e atividades que recebeu para fazer em casa. Todo esse processo é simples, mas de extrema importância para a recuperação e para a conquista de uma melhor qualidade de vida.

O tratamento é geralmente realizado por médicos ou profissionais especialistas que fazem parte da equipe do Instituto Nere.

Existem contraindicações para este tratamento?

A Terapia de Contensão Induzida é um procedimento extensivo, que precisa de dedicação e plena condição clínica de realização do movimento, embora tais capacidades motoras estejam comprometidas.

Isso significa que, no campo das contraindicações, podemos salientar possíveis condições de fratura ou outras situações de restrição, a despeito da capacidade de movimentação preservada.

É muito importante informar ao médico qualquer condição médica ou medicamento que esteja tomando antes de realizar o exame, pois eles podem afetar os resultados.

Existe algum preparo para a realização do exame?

Não há preparo expecífico para a realização do tratamento. Recomenda-se, porém, que o paciente compareça vestindo roupas leves, frescas, e que permitam livre movimentação – pelo menos dos membros e da região do corpo que será alvo da reabilitação.

Além disso, o paciente e sua família devem estar cientes da necessidade de comprometimento com as atividades propostas, tanto na clínica quanto na residência. Os resultados estão intimamente relacionados com a constância e intensidade das tarefas e dos treinamentos realizados.

Outras recomendações: siga-as em qualquer procedimento no Instituto Nere

  • Não se esqueça de levar seus exames anteriores, principalmente se você tiver exames recentes e da mesma natureza do procedimento que você fará no Instituto Nere.

  • Informe ao médico sobre seu histórico médico, incluindo doenças anteriores, pré-existentes e cirurgias.

  • Informe ao médico se você estiver tomando algum medicamento antes do exame, seja de forma eventual ou contínua.

  • Informe ao médico se você tem alguma alergia a medicamentos ou a quaisquer outros tipos de materiais ou substâncias.

Tenho uma dúvida, com quem eu posso falar?

É muito comum que os pacientes tenham dúvidas sobre exames e procedimentos. Por isso, não hesite em entrar em contato conosco se surgirem quaisquer tipos de dúvidas.

Telefone fixo: +55 (11) 3177-3111
Whatsapp: +55 (11) 95499-7660
E-mail: atendimento@institutonere.com.br