A Terapia de Espelho é um tipo de tratamento que tem como principal objetivo recuperar pacientes que passaram por traumas e perderam ou tiveram comprometidas as suas funções motoras, principalmente nos membros superiores.

Em linhas genéricas, o procedimento, que é simples realização, consiste na utilização de um espelho que ajuda o cérebro do paciente a reconhecer de maneira visual os movimentos do membro saudável para, assim, promover a reconstrução dos movimentos no membro comprometido.

Na prática e em outras palavras, a Terapia de Espelho ajuda o cérebro do paciente a “reaprender” a movimentar o membro ou parte do corpo que foi prejudicada pela lesão neurológica.

Alguns exemplos de condições que podem fazer ótimo uso da Terapia de Espelho são: paralisia, fraqueza muscular, problemas gerais e específicos de coordenação motora, atrofia muscular, osteoporose, diminuição do condicionamento físico, dentre outros.

Além dessas situações específicas, pacientes que passaram por AVC (Acidente Vascular Cerebral) e apresentaram sequelas motoras tendem a se beneficiar muito com tratamento via Terapia de Espelho.

Como é realizada a Terapia de Espelho?

Em linhas gerais e básicas, o tratamento da Terapia de Espelho utiliza um espelho posicionado de modo que o paciente enxerga refletido (na frente do espelho) o membro saudável, e do outro lado (do lado não reflexivo) fica o membro afetado.

O paciente então realiza movimentos com o membro funcional, de modo que o cérebro interpreta o que ele está vendo refletido como uma entrada visual de movimentos do membro afetado, o que com o tempo ativa os impulsos certos e conecta as fibras motoras do sistema.

Embora este seja o processo padrão, existem muitas maneiras de realizar esse procedimento, a depender da necessidade específica do paciente. Podem ser utilizadas caixas, biombos, e quaisquer estruturas que ajudem no exame.

Destaca-se novamente da Terapia de Espelhos sua simplicidade e facilidade de aplicação, e principalmente o fato de que se trata de um procedimento 100% amigável ao paciente e desprovido de qualquer atividade mais invasiva.

O tratamento é geralmente realizado por médicos ou profissionais especialistas que fazem parte da equipe do Instituto Nere.

Existem contraindicações para este tratamento?

Não existem contraindicações para a realização da Terapia do Espelho. Apesar disso, espera-se que o paciente esteja em condições clínicas de se movimentar e se submeter a um procedimento desse tipo.

É muito importante informar ao médico qualquer condição médica ou medicamento que esteja tomando antes de realizar o tratamento, pois eles podem afetar os resultados.

Existe algum preparo para a realização do exame?

Não há preparo para a realização da Terapia de Espelho, mas recomenda-se que o paciente compareça vestindo roupas leves e confortáveis, que permitam que ele faça os movimentos que lhe serão exigidos durante o procedimento.

Outras recomendações: siga-as em qualquer procedimento no Instituto Nere

  • Não se esqueça de levar seus exames anteriores, principalmente se você tiver exames recentes e da mesma natureza do procedimento que você fará no Instituto Nere.

  • Informe ao médico sobre seu histórico médico, incluindo doenças anteriores, pré-existentes e cirurgias.

  • Informe ao médico se você estiver tomando algum medicamento antes do exame, seja de forma eventual ou contínua.

  • Informe ao médico se você tem alguma alergia a medicamentos ou a quaisquer outros tipos de materiais ou substâncias.

Tenho uma dúvida, com quem eu posso falar?

É muito comum que os pacientes tenham dúvidas sobre exames e procedimentos. Por isso, não hesite em entrar em contato conosco se surgirem quaisquer tipos de dúvidas.

Telefone fixo: +55 (11) 3177-3111
Whatsapp: +55 (11) 95499-7660
E-mail: atendimento@institutonere.com.br