A Terapia de Realidade Virtual é um ferramenta tecnológica que pode ser aplicada em diversos tipos de tratamentos, tanto na psicologia, segmento em que cuida de ansiedades e questões psíquicas, por exemplo, quanto na reabilitação motora de pacientes, quando associada à Robótica.
A realidade virtual em si é um recurso tecnológico que já existe há algumas décadas, tendo sido experimentado e aplicado em diversas áreas do conhecimento humano. Em terapias médicas também não é novidade, mas os avanços dos últimos tempos levam o tratamento a patamares muito mais interessantes.
Podem se beneficiar com a Terapia de Realidade Virtual pacientes com estresse pós-traumático, fobias em geral, ansiedade, transtornos de humor, depressão, e até mesmo contenção de quadros de dor em pacientes que tiveram AVC ou oncológicos.
Além disso, a realidade virtual pode ser usada para recuperação de pacientes com traumas físicos e outras condições que provoquem dificuldades motoras. Ao associar com a tecnologia da robótica, pode-se criar situações seguras, motivadores e pouco estressantes para que o paciente consiga praticar e se reabilitar.
Como é realizada a Terapia de Realidade Virtual?
A Terapia de Realidade Virtual consiste na criação de um ambiente digitalizado que simula a realidade, e é neste ambiente que o paciente é inserido e passa a interagir.
Toda a simulação é em 3D e a imersão se dá geralmente por meio de óculos especiais, que isolam o paciente do “mundo real” e o fazem enxergar apenas o ambiente criado digitalmente.
É possível, por meio das ferramentas certas, criar ambientes de realidade virtual totalmente personalizados para cada paciente. Essa criação inclui a inserção de espaços, objetos, situações e tudo o que for necessário para que o paciente consiga imergir e interagir de maneira 100% segura e motivadora.
O tratamento é geralmente realizado por médicos ou profissionais especialistas que fazem parte da equipe do Instituto Nere.
Existem contraindicações para este tratamento?
Para poder realizar a Terapia de Realidade Virtual, o paciente:
- Não pode ter comprometidos seus sistemas de cognição, fala e audição. Ele deve ser capaz de ver, ouvir e entender comandos vocais.
- Não pode possuir comprometimento visual grave.
- Não pode apresentar quadro de convulsões, epilepsia e outras condições afins.
É preciso salientar que uma sessão de terapia com realidade virtual bloqueia todo o contato auditivo e visual do paciente com o mundo externo. Qualquer condição em que se avalie que isso seria prejudicial é contraindicativa para a realização do exame.
É muito importante informar ao médico qualquer condição médica ou medicamento que esteja tomando antes de realizar o tratamento, pois eles podem afetar os resultados.
Existe algum preparo para a realização do tratamento?
Não existe nenhum preparo específico para a realização da Terapia de Realidade Virtual. Apesar disso, é altamente recomendado que o paciente compareça:
- Vestindo roupas confortáveis.
- Sem ter se alimentado com exagero.
- Sem ter ingerido bebida alcoólica.
Outras recomendações: siga-as em qualquer procedimento no Instituto Nere
-
Não se esqueça de levar seus exames anteriores, principalmente se você tiver exames recentes e da mesma natureza do procedimento que você fará no Instituto Nere.
-
Informe ao médico sobre seu histórico médico, incluindo doenças anteriores, pré-existentes e cirurgias.
-
Informe ao médico se você estiver tomando algum medicamento antes do exame, seja de forma eventual ou contínua.
-
Informe ao médico se você tem alguma alergia a medicamentos ou a quaisquer outros tipos de materiais ou substâncias.
Tenho uma dúvida, com quem eu posso falar?
É muito comum que os pacientes tenham dúvidas sobre exames e procedimentos. Por isso, não hesite em entrar em contato conosco se surgirem quaisquer tipos de dúvidas.
Telefone fixo: +55 (11) 3177-3111
Whatsapp: +55 (11) 95499-7660
E-mail: atendimento@institutonere.com.br