A Terapia Física Complexa (TFC) é um tipo de tratamento multidisciplinar que tem por objetivo principal atuar em pacientes com edemas que tenham sido causados por eventual insuficiência do sistema linfático do organismo.

Dessa forma, o procedimento provoca a redução do edema, o que devolve ao paciente a funcionalidade da região do corpo ou do membro afetado.

A TFC funciona como um conjunto de abordagens e procedimentos que envolve drenagem linfática manual, cuidados com a pele no local do edema, compressão (por enfaixamento ou luvas) e exercícios miolinfocinéticos.

É importante ressaltar que essas abordagens, embora sejam eficazes se realizadas de forma separada em outros tipos de casos, devem acontecer em conjunto no caso de uma Terapia Física Complexa, sob o risco de não produzirem o resultado esperado e adequado.

Como é realizada a Terapia Física Complexa?

O principal eixo de trabalho da Terapia Física Complexa é a drenagem linfática manual, que vai atuar na diminuição do volume do membro inchado e/ou no tamanho do edema a ser tratado.

A drenagem linfática, por sua vez, consiste em movimentos manuais realizados de forma rítmica e constante. Aqui, o objetivo é melhorar o fluxo linfático, de modo a remover o excesso de líquido e ativar os vasos linfáticos para que funcionem corretamente.

O paciente então inicia a fase de manutenção, com enfaixamento e exercícios, que servem para que a condição anterior não retorne e o sistema linfático possa voltar a atuar de maneira adequada no organismo do paciente.

O tratamento é realizado por médicos ou profissionais especialistas que fazem parte da equipe do Instituto Nere.

Existem contraindicações para este tratamento?

A Terapia Física Complexa não deve ser aplicada em casos de quadros de infecção ou inflamação agudos – nessas situações, o paciente deve primeiro ser tratado de forma medicamentosa e, quando controlada a infecção ou inflamação, aplica-se a TFC.

Além disso, a TFC não pode ser aplicada em pacientes cujo inchaço ou edema não possui origem linfática, mas sim como resultado de problemas cardíacos ou renais.

É muito importante informar ao médico qualquer condição médica ou medicamento que esteja tomando antes de realizar o tratamento, pois eles podem afetar os resultados.

Existe algum preparo para a realização do tratamento?

Não há preparo específico para a aplicação da Terapia Física Complexa. No entanto, existem algumas orientações que podem ser passadas, a depender do que será feito em cada seção.

Por exemplo, utilizar roupas frescas, leves e folgadas ajuda muito no processo. Roupas muito apertadas no corpo são veementemente não recomendadas, pois podem agravar o quadro.

Por fim, é necessário que o paciente compareça a todas as sessões e se comprometa com o tratamento, o que é decisivo para seu sucesso.

Outras orientações: siga-as em qualquer procedimento no Instituto Nere

  • Não se esqueça de levar seus exames anteriores, principalmente se você tiver exames recentes e da mesma natureza do procedimento que será feito no Instituto Nere.

  • Informe ao médico seu histórico médico, incluindo doenças anteriores, pré-existentes e cirurgias.

  • Antes do exame, informe ao médico se você estiver tomando algum medicamento, seja de forma eventual ou contínua.

  • Informe ao médico se você tem alguma alergia a medicamentos ou a quaisquer outros tipos de materiais ou substâncias.

Tenho uma dúvida, com quem eu posso falar?

É muito comum que os pacientes tenham dúvidas sobre exames e procedimentos. Por isso, não hesite em entrar em contato conosco se surgirem quaisquer tipos de dúvidas.

Telefone fixo: +55 (11) 3177-3111
Whatsapp: +55 (11) 95499-7660
E-mail: atendimento@institutonere.com.br