A Terapia Robótica é uma terapia acessória composta por uma forma de reabilitação utilizada para ajudar pessoas que sofreram um Acidente Vascular Cerebral (AVC), dentre outros tipos de eventos correlatos, a recuperar suas habilidades motoras.

Essa terapia utiliza robôs e outros dispositivos tecnológicos de cunho autônomo para ajudar na realização de atividades específicas de reabilitação física para pacientes que enfrentam esse tipo de condição.

O objetivo da Terapia Robótica é melhorar a coordenação, equilíbrio, força muscular e habilidades motoras gerais, além de ajudar na recuperação da capacidade de realizar tarefas diárias. Tudo isso com o benefício da utilização da máquina, que é ao mesmo tempo precisa, robusta e adaptável.

Por fim, a utilização da Terapia Robótica e de seu conjunto ímpar de benefícios ao paciente pode trazer uma melhora significativa do quadro motor em um período muito menor do que o tradicional.

Como é realizada a Terapia Robótica?

Sabe-se que cada paciente tem uma história e, assim, uma questão específica a ser trabalhada. Em função disso, a Terapia Robótica pode ser personalizada de acordo com as necessidades e capacidades individuais de cada paciente, tornando-a uma abordagem efetiva para ajudar na recuperação de vítimas de AVC.

Existem equipamentos robotizados para muitos tipos de necessidades motoras, que simulam membros naturais e ajudam o paciente a realizar as sessões de recuperação. Exemplos desses dispositivos são os que simulam os movimentos de tornozelos, joelhos, braços, pernas e cotovelos.

Uma vez desenhado o tratamento em torno da necessidade específica do paciente, o profissional determina quais algoritmos de utilização e controle que serão utilizados, sempre com o objetivo de permitir ao paciente maior controle sobre os movimentos durante a terapia, o que traz mais confiança e motivação.

Além disso, o tratamento por Terapia Robótica muitas vezes é executado em conjunto com terapias de Realidade Virtual, o que potencializa as funções e traz resultados ainda melhores.

O tratamento é geralmente realizado por médicos ou profissionais especialistas que fazem parte da equipe do Instituto Nere.

Existem contraindicações para este tratamento?

Não existem contraindicações absolutas para a realização deste tratamento. O paciente, porém, deve estar em condições de fazer os movimentos necessários, mesmo com ajuda do equipamento.

Dessa forma, é importante que haja acompanhamento multidisciplinar da condição do paciente, bem como atestamento de que existem condições físicas e ortopédicas para tal.

É muito importante informar ao médico qualquer condição médica ou medicamento que esteja tomando antes de realizar o tratamento, pois eles podem afetar os resultados.

Existe algum preparo para a realização do tratamento?

Não há preparo expecífico para a realização do tratamento. Recomenda-se, porém, que o paciente compareça vestindo roupas leves, frescas, e que permitam livre movimentação – pelo menos dos membros e da região do corpo que será alvo da reabilitação.

Outras recomendações: siga-as em qualquer procedimento no Instituto Nere

  • Não se esqueça de levar seus exames anteriores, principalmente se você tiver exames recentes e da mesma natureza do procedimento que você fará no Instituto Nere.

  • Informe ao médico sobre seu histórico médico, incluindo doenças anteriores, pré-existentes e cirurgias.

  • Informe ao médico se você estiver tomando algum medicamento antes do exame, seja de forma eventual ou contínua.

  • Informe ao médico se você tem alguma alergia a medicamentos ou a quaisquer outros tipos de materiais ou substâncias.

Tenho uma dúvida, com quem eu posso falar?

É muito comum que os pacientes tenham dúvidas sobre exames e procedimentos. Por isso, não hesite em entrar em contato conosco se surgirem quaisquer tipos de dúvidas.

Telefone fixo: (11) 3177-3111
Whatsapp: (11) 95499-7660
E-mail: atendimento@institutonere.com.br