Potencial Evocado Motor (M.E.P.)

Potencial Evocado Motor (M.E.P.)

O Potencial Evocado Motor é um exame que une o exame de Eletroneuromiografia e a Estimulação Magnética Transcraniana (TMS) para entender como o sistema nervoso controla os movimentos e para verificar a integridade do circuito do sistema nervoso central ao periférico (vias motoras).

Esse exame ajuda os médicos a avaliarem a saúde dos nervos que controlam esses músculos e a detectar quaisquer sinais de problemas, como danos nervosos ou doenças neurológicas. O Potencial Evocado Motor é uma ferramenta valiosa para diagnosticar condições neurológicas e planejar tratamentos eficazes.

Como é realizado o Potencial Evocado Motor?

O exame de Potencial Evocado Motor contempla a realização dos exames de Eletroneuromiografia e o TMS (Transcranial Magnetic Stimulation, ou Estimulação Magnética Transcraniana) ao mesmo tempo por dois profissionais diferentes e que complementam a análise para o objetivo final do exame.

O exame é realizado por médicos ou profissionais especialistas que fazem parte da equipe do Instituto Nere. É de extrema importância que o paciente tire todas as dúvidas que existirem antes do exame com o médico ou por meio de nossas formas de contato.

Outras orientações: siga-as em qualquer procedimento no Instituto Nere

  • Não se esqueça de levar seus exames anteriores, principalmente se você tiver exames recentes e da mesma natureza do procedimento a ser feito no Instituto Nere.

  • Informe ao médico seu histórico médico, incluindo doenças anteriores, pré-existentes e cirurgias.

  • Antes do exame, informe ao médico se você estiver tomando algum medicamento, seja de forma eventual ou contínua.

  • Informe ao médico se você tem alguma alergia a medicamentos ou a quaisquer outros tipos de materiais ou substâncias.

Tenho uma dúvida, com quem eu posso falar?

É muito comum que os pacientes tenham dúvidas sobre exames e procedimentos. Por isso, não hesite em entrar em contato conosco se surgirem quaisquer tipos de dúvidas.

Telefone fixo: +55 (11) 3177-3111
Whatsapp: +55 (11) 95499-7660
E-mail: atendimento@institutonere.com.br

Quiropraxia Mecânica

Quiropraxia Mecânica

A quiropraxia mecânica, também conhecida como “migun“, é uma terapia de tecnologia coreana, que promove o alinhamento da coluna vertebral. Utiliza pedras quentes que transitam ao longo da coluna vertebral realizando uma massagem e compressa quente na região.

O objetivo dessa terapia é restaurar o alinhamento e as funções normais das articulações, reduzir a pressão sobre os nervos e melhorar a mobilidade do paciente.

Provoca um efeito analgésico, relaxamento muscular, melhora da circulação sanguínea e alongamento das estruturas ósseas e musculares, melhorando a dor na coluna cervical, torácica e lombar.

A terapia é indicada para pacientes com tensão muscular, dor crônica, contraturas musculares, lombalgia, cervicalgia, hérnia de disco, doenças articulares como osteoartrite (artrose), insônia e ansiedade. A terapia oferece um alívio das dores e relaxamento do corpo.

O médico fisiatra irá avaliar cuidadosamente sua condição e histórico médico para determinar se a quiropraxia mecânica é apropriada para você. Antes da sessão, é importante comunicar ao profissional qualquer preocupação de saúde ou histórico médico relevante para garantir que o tratamento seja seguro e eficaz.

 

Existem contraindicações para este tratamento?

Há algumas restrições para a realização da quiropraxia mecânica:

– Pacientes gestantes;
– Pacientes com fraturas recentes;
– Instabilidade da coluna vertebral;
– Infecções ativas;
– Osteoporose grave.

Tenho uma dúvida, com quem eu posso falar?

É muito comum que os pacientes tenham dúvidas sobre exames e procedimentos. Por isso, não hesite em entrar em contato conosco se surgirem quaisquer tipos de dúvidas.

Telefone fixo: (11) 3177-3111
Whatsapp: (11) 95499-7660
E-mail: atendimento@institutonere.com.br

Neuromodulação

Neuromodulação

A neuromodulação, de forma simples, é uma técnica que visa influenciar a atividade do cérebro e do sistema nervoso para tratar uma variedade de condições de saúde.

Existem dois tipos principais de procedimentos: invasivos e não invasivos. Ambos os métodos têm o objetivo de restaurar ou ajustar a atividade neural para melhorar a saúde e o bem-estar do paciente.

DBS (PROCEDIMENTO INVASIVO)
TMS E T-DCS (PROCEDIMENTO NÃO INVASIVO)
A terapia de DBS (Estimulação Cerebral Profunda, ou Deep Brain Stimulation) é uma técnica de tratamento neurológico que consiste na implantação de eletrodos no cérebro para controlar a atividade elétrica das células nervosas em regiões pequenas e específicas, mas de grande importância.

O objetivo do DBS é aliviar os sintomas de condições neurológicas, como, por exemplo, a Doença de Parkinson e a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA). Ambas são condições com alto potencial de debilitação e, por isso, pacientes portadores costumam se beneficiar muito com a aplicação da DBS.

Além de atenuar os efeitos da Doença de Parkinson e da Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), a Estimulação Cerebral Profunda potencializa o efeito das medicações associadas a estas condições. Assim, é possível diminuir em até 50% a dosagem de fármacos, o que também contribui para uma melhor qualidade de vida.

Além disso, o DBS pode ser utilizado como complemento ao tratamento de patologias psicológicas, como certos tipos de depressão que se tornam resistentes a tratamentos convencionais. Estudos indicam que esta técnica também é utilizada para tratamento de distonia.

A Estimulação Magnética Transcraniana ou Transcranial Magnetic Stimulation (TMS) é um tratamento neurológico que utiliza ondas eletromagnéticas para estimular ou inibir a atividade de uma determinada região cerebral.

Em outros termos, trata-se de uma técnica em que se busca modular respostas neuronais em determinada área cerebral. O processo não é invasivo e não provoca qualquer tipo de dor ou de desconforto.

Este procedimento pode ser de benéfico para pacientes com depressão refratária, transtorno de ansiedade, além de casos de sequelas pós-AVC (Acidente Vascular Cerebral), dependência química, dor do membro fantasma, estresse pós-traumático e de dores neuropáticas.

Já a Estimulação Elétrica Transcraniana ou Transcranial Direct Current Stimulation (t-DCS), é uma técnica que também objetiva a estimulação cerebral, mas feita por meio de descargas elétricas de baixa intensidade.

Como é realizado A NEUROMODULAÇÃO?

No caso da TMS, um aparelho gera uma corrente elétrica que é convertida em um campo magnético, e que assim atua diretamente na região do cérebro que se busca tratar. Importante salientar que a força magnética gerada não é prejudicial e não causa dor.

A t-DCS, por sua vez, é realizada também por meio de um aparelho, mas que, nesse caso, gera uma corrente elétrica contínua de baixa intensidade (1-2mA). A corrente é aplicada no crânio, na região onde se busca atuar.

Ambas as técnicas, quando aplicadas em sessões consecutivas e com frequência padronizada, trazem efeitos benéficos para pacientes que necessitam da neuromodulação para tratar diversas condições de cunho psicológico, psiquiátrico e neurológico.

Além disso, os procedimentos são seguros, não-invasivos (não-cirúrgicos), indolores e atuam com emissão de correntes elétricas de caráter totalmente inofensivo para o organismo.

—-

A DBS consiste na implantação de eletrodos nas regiões específicas do cérebro onde se busca tratamento para as patologias das quais já falamos anteriormente. Tais componentes são conectados com um dispositivo neuroestimulador, uma espécie de marcapasso, que é implantado no peito do paciente.

O marcapasso, assim, é acionado automaticamente, enviando os sinais elétricos para os dispositivos implantados no cérebro. Todo esse sistema é composto por micro componentes discretos, que ficam embaixo da pele, sem serem notados – a não ser pelo toque.

Quando os neurônios recebem os sinais elétricos, seu funcionamento fica alterado, o que dessa forma contribui para a melhora nos sintomas das patologias neurológicas descritas.

Trata-se, portanto, de um procedimento cirúrgico. Apesar disso, o processo é simples, a recuperação é muito rápida, e na maioria das vezes não requer que o paciente fique em UTI após a implantação.

O tratamento é geralmente realizado por médicos ou profissionais especialistas que fazem parte da equipe do Instituto Nere.

Existem contraindicações para este tratamento?

Tanto a TMS quanto a t-DCS possuem contraindicações para sua realização:

  • Não possuir dispositivo médico eletrônico implantado, como marcapassos;
  • Não possuir objeto metálico ou ferromagnéticos dentro da caixa craniana – por exemplo, algum tipo de prótese;
  • Não apresentar ferimentos, inflamações ou infecções na pele da região da cabeça a ser realizado o procedimento;
  • Quadro de epilepsia e convulsões.

O preparo para a realização da DBS consiste no mesmo que é solicitado a qualquer paciente que passaria por cirurgia e que necessita de administração de anestesia.

É muito importante informar ao médico qualquer condição médica ou medicamento que esteja tomando antes de realizar o tratamento, pois eles podem afetar os resultados.

Existe algum preparo para a realização do tratamento?

Antes da realização dos procedimentos de TMS e t-DCS é necessário tomar certas precauções, cuidados e preparo prévio:

  • Não ingerir bebida alcoólica antes de cada sessão do tratamento.
  • Realizar avaliação médica de cunho psicológico e neurológico para avaliar as condições gerais do paciente.
  • Realizar exame de eletroencefalograma prévio para verificar condições cerebrais e neurológicas até então desconhecidas e que possam ser impeditivas para a realização dos tratamentos.

Outras recomendações: siga-as em qualquer procedimento no Instituto Nere

  • Não se esqueça de levar seus exames anteriores, principalmente se você tiver exames recentes e da mesma natureza do procedimento que você fará no Instituto Nere.
  • Informe ao médico sobre seu histórico médico, incluindo doenças anteriores, pré-existentes e cirurgias.
  • Informe ao médico se você estiver tomando algum medicamento antes do exame, seja de forma eventual ou contínua.
  • Informe ao médico se você tem alguma alergia a medicamentos ou a quaisquer outros tipos de materiais ou substâncias.

Tenho uma dúvida, com quem eu posso falar?

É muito comum que os pacientes tenham dúvidas sobre exames e procedimentos. Por isso, não hesite em entrar em contato conosco se surgirem quaisquer tipos de dúvidas.

Telefone fixo: (11) 3177-3111
Whatsapp: (11) 95499-7660
E-mail: atendimento@institutonere.com.br

Acupuntura

Acupuntura

A Acupuntura é uma antiga forma de medicina tradicional chinesa que se baseia na inserção de agulhas extremamente finas em pontos específicos do corpo.

Esses pontos, conhecidos como meridianos, estão ligados ao fluxo de energia vital, ou “Qi”, e à regulação do equilíbrio entre os aspectos opostos do Yin e Yang.

A acupuntura tem sido usada por séculos para aliviar a dor, promover o bem-estar geral e tratar uma variedade de condições de saúde, desde problemas musculoesqueléticos até distúrbios emocionais.

Como é realizado a Acupuntura?

Durante uma sessão de acupuntura, um terapeuta treinado insere agulhas estéreis em pontos específicos do corpo, geralmente a uma profundidade superficial.

É geralmente indolor e pode resultar em sensações de relaxamento ou estimulação. A escolha dos pontos de acupuntura e o número de agulhas usadas dependem das necessidades individuais do paciente e do diagnóstico do terapeuta.

Existem contraindicações para este tratamento?

Apesar de ser considerada uma terapia segura quando realizada por profissionais qualificados, a acupuntura não é adequada para todos.

Contraindicações incluem a presença de doenças infecciosas, hemofilia, distúrbios de coagulação sanguínea, gravidez em alguns pontos específicos, alergias às agulhas e pele muito sensível na área de tratamento.

É essencial discutir quaisquer preocupações de saúde com o terapeuta antes de iniciar o tratamento.

Existe algum preparo para a realização do tratamento?

Para uma sessão bem-sucedida de acupuntura, é aconselhável preparar-se adequadamente.

Isso envolve usar roupas confortáveis e soltas que permitam fácil acesso aos locais de inserção das agulhas.

Além disso, é importante não estar excessivamente cheio ou com fome antes da sessão, evitar o consumo de álcool e cafeína no dia da acupuntura, e compartilhar informações detalhadas sobre sua saúde e histórico médico com o terapeuta para garantir que o tratamento seja personalizado e seguro.

Outras recomendações: siga-as em qualquer procedimento no Instituto Nere

  • Não se esqueça de levar seus exames anteriores, principalmente se você tiver exames recentes e da mesma natureza do procedimento que você fará no Instituto Nere.

  • Informe ao médico sobre seu histórico médico, incluindo doenças anteriores, pré-existentes e cirurgias.

  • Informe ao médico se você estiver tomando algum medicamento antes do exame, seja de forma eventual ou contínua.

  • Informe ao médico se você tem alguma alergia a medicamentos ou a quaisquer outros tipos de materiais ou substâncias.

Tenho uma dúvida, com quem eu posso falar?

É muito comum que os pacientes tenham dúvidas sobre exames e procedimentos. Por isso, não hesite em entrar em contato conosco se surgirem quaisquer tipos de dúvidas.

Telefone fixo: (11) 3177-3111
Whatsapp: (11) 95499-7660
E-mail: atendimento@institutonere.com.br

Tratamento com Toxina Botulínica (BOTOX)

Tratamento com Toxina Botulínica (BOTOX)

O Tratamento com Toxina Botulínica é um tipo de abordagem que vai bastante além das questões estéticas às quais o termo está comumente e popularmente associado. Uma das principais aplicações desse tipo de procedimento é de cunho neurológico.

Assim, outras finalidades da aplicação da Toxina Botulínica incluem tratamento de condições pós-AVC (Acidente Vascular Cerebral), decorrentes de traumas motores, além de doenças degenerativas que afetam nervos e músculos.

De maneira ampla, o Tratamento com Toxina Botulínica atua em efeitos de espasticidade, que é quando o músculo funciona em excesso (tônus muscular descontrolado), tornando-se rígido e causando assim diversos problemas. A espasticidade é comum em condições pós-AVC.

Também pode ser aplicado em casos de distonia, ou seja, condições em que a musculatura apresenta contração incomum, que pode ser causada por uma série de patologias neurológicas, além de ser eficaz contra enxaqueca e dores.

Como é realizado o Tratamento com Toxina Botulínica?

A Toxina Botulínica é uma substância (proteína) produzida por uma bactéria chamada Clostridium botulinum. A reação do organismo a grandes quantidades dessa toxina é o botulismo, uma doença que provoca paralisia muscular generalizada.

Por isso, a toxina é administrada no paciente sempre em pequenas quantidades (tudo controlado com extremo rigor) e especificamente no local onde se encontram os nervos e músculos a serem tratados. O procedimento é minimamente invasivo.

A aplicação de Toxina Botulínica é simples e rápida. A quantidade de sessões depende da avaliação médica sobre o quadro atual do paciente.

Os efeitos do tratamento podem ser verificados já no momento da aplicação. Porém, é mais comum que o resultado máximo do tratamento apareça entre o sétimo e o décimo quarto dia de aplicação.

O tratamento é geralmente realizado por médicos ou profissionais especialistas que fazem parte da equipe do Instituto Nere.

Existem contraindicações para este tratamento?

A aplicação de Toxina Botulínica possui algumas contraindicações:

  • Paciente gestante ou lactante.
  • Quadro de infecção ou inflamação na área do tratamento.
  • Uso de anticoagulantes, que provocam sangramento anormal.

É muito importante informar ao médico qualquer condição médica ou medicamento que esteja tomando antes de realizar o exame, pois eles podem afetar os resultados.

Existe algum preparo para a realização do tratamento?

Recomenda-se que, antes do Tratamento com Toxina Botulínica, o paciente:

  • Evite aplicar cremes ou outros produtos (inclusive medicação tópica) no local em que será realizada o tratamento.
  • Comparecer usando roupas leves e confortáveis, e que, principalmente, permitam acesso ao local do corpo onde será feita o tratamento.
  • Evitar consumo de bebidas alcoólicas antes da realização do procedimento.

Não é necessário jejum. Nesses casos sempre se recomenda que haja boa alimentação antes do tratamento, sem exageros.

Outras recomendações: siga-as em qualquer procedimento no Instituto Nere

  • Não se esqueça de levar seus exames anteriores, principalmente se você tiver exames recentes e da mesma natureza do procedimento que você fará no Instituto Nere.

  • Informe ao médico sobre seu histórico médico, incluindo doenças anteriores, pré-existentes e cirurgias.

  • Informe ao médico se você estiver tomando algum medicamento antes do exame, seja de forma eventual ou contínua.

  • Informe ao médico se você tem alguma alergia a medicamentos ou a quaisquer outros tipos de materiais ou substâncias.

Tenho uma dúvida, com quem eu posso falar?

É muito comum que os pacientes tenham dúvidas sobre exames e procedimentos. Por isso, não hesite em entrar em contato conosco se surgirem quaisquer tipos de dúvidas.

Telefone fixo: (11) 3177-3111
Whatsapp: (11) 95499-7660
E-mail: atendimento@institutonere.com.br

Terapia por Ondas de Choque (TOC)

Terapia por Ondas de Choque (TOC)

A Terapia por Ondas de Choque (também conhecida como TOC) é um tipo de tratamento não-cirúrgico para lesões musculoesqueléticas que propicia melhora substancial e imediata em inflamações e dores. Atua principalmente em tendões, articulações, músculos e pele.

Conforme já descreve o nome do tratamento, ondas de choque de alta energia são emitidas por um aparelho específico que, ao entrar em contato com o local da lesão, provoca aumento da vascularização e nutrição da área.

Algumas das patologias mais comumente tratadas por meio da Terapia por Ondas de Choque são: Calcificações Periarticulares dos Ombros (Tendinite Calcárea), Epicondilite Lateral e Epicondilite Medial (Cotovelo de Tenista e Golfista), Sindrome dolorosa do grande trocanter (Bursite trocantérica), Pseudoartrose (Fraturas Não Consolidadas) ou Retardo da Consolidação, Necrose Avascular óssea, sem desarranjo articular e Sindrome dolorosa miofascial (Pontos de Gatilho).

Para uma lista completa de indicações, acessar https://www.sbtoc.org.br/indicacoes.

Como é realizada a Terapia por Ondas de Choque?

Esse procedimento utiliza ondas de choque mecânicas e de alta energia para aumentar a passagem de sangue e de nutrientes no local, e assim estimular a cicatrização dos tecidos lesionados.

Como há impacto no local (e possivelmente foco de dor), esse tratamento geralmente é realizado com uma sessão de curta duração e pode ser feito com o uso de anestesia local.

A onda de choque aplicada pode atingir até 5 cm dentro da pele do paciente, o que se configura um ótimo tratamento de cunho não-invasivo para diversas doenças e condições que poderiam até mesmo requerer uma cirurgia.

O tratamento é realizado por médicos ou profissionais especialistas que fazem parte da equipe do Instituto Nere.

Existem contraindicações para este exame?

A Terapia por Ondas de Choque é um procedimento que possui algumas situações e condições contraindicativas para a sua realização. Dessa forma, o paciente deve observar se não se enquadra nos seguintes itens:

  • Áreas que apresentem quadro de infecção ou tumores cancerígenos;
  • Realização recente de infiltração de corticoides na área;
  • Gestantes e crianças;
  • Pessoas portadoras de distúrbios de coagulação.

Além disso, é contraindicado o uso desse tratamento em regiões sensíveis, como olhos, cabeça e região dos pulmões.

É muito importante informar ao médico qualquer condição médica ou medicamento que esteja tomando antes de realizar o tratamento, pois eles podem afetar os resultados.

Existe algum preparo para a realização do tratamento?

Não é necessário nenhum preparo anterior para a realização das sessões desse tratamento. Há apenas a orientação de que o paciente compareça utilizando roupas leves e confortáveis para facilitar o acesso e a aplicação das ondas de choque no local a ser tratado.

Outras orientações: siga-as em qualquer procedimento no Instituto Nere

  • Não se esqueça de levar seus exames anteriores, principalmente se você tiver exames recentes e da mesma natureza do procedimento que será feito no Instituto Nere.

  • Informe ao médico seu histórico médico, incluindo doenças anteriores, pré-existentes e cirurgias.

  • Antes do exame, informe ao médico se você estiver tomando algum medicamento, seja de forma eventual ou contínua.

  • Informe ao médico se você tem alguma alergia a medicamentos ou a quaisquer outros tipos de materiais ou substâncias.

Tenho uma dúvida, com quem eu posso falar?

É muito comum que os pacientes tenham dúvidas sobre exames e procedimentos. Por isso, não hesite em entrar em contato conosco se surgirem quaisquer tipos de dúvidas.

Telefone fixo: (11) 3177-3111
Whatsapp: (11) 95499-7660
E-mail: atendimento@institutonere.com.br

Viscossuplementação

Viscossuplementação

A Viscossuplementação é um tipo de tratamento utilizado para alívio de quadros de dor nas articulações e para a melhora da função articular em pessoas com doenças ligadas a essas estruturas do corpo.

Trata-se especificamente de tratamento com ácido hialurônico, uma substância cuja aplicação alivia a dor e a rigidez do local, além de proteger a estrutura como um todo, melhorando assim as funções da articulação afetada.

A Viscossuplementação é um excelente tratamento para artrite/artrose de joelho, podendo ser aplicado e reaplicado anualmente, o que contribui muito com a qualidade de vida de quem apresenta doenças nas articulações.

Além disso, o procedimento também pode ser realizado fora da articulação, podendo dessa forma tratar tendinite e epicondilite com efeitos similares.

Como é realizada a Viscossuplementação?

De forma mais detalhada, a Viscossuplementação consiste na injeção de uma substância viscoelástica, chamada de ácido hialurônico, no espaço articular afetado.

O ácido hialurônico é um componente natural daquilo que chamamos de líquido sinovial, que tem a função de proteger, amortecer e lubrificar as nossas articulações, formando assim uma verdadeira “capa” protetora da cartilagem presente nessas estruturas.

A aplicação consiste em uma simples injeção, via agulha e seringa, da substância no local da articulação a ser tratada. O processo todo é muito seguro, pois o ácido hialurônico é um componente natural que é produzido pelo nosso corpo, sem o risco de rejeição ou efeitos afins.

O tratamento é realizado por médicos ou profissionais especialistas que fazem parte da equipe do Instituto Nere.

Existem contraindicações para este tratamento?

Não existem contraindicações para a aplicação. No entanto, o paciente deve observar que não apresente lesões de pele no local onde será feito o procedimento.

Além disso, orienta-se que o paciente não apresente quadro febril ou outro sinal de infecção do organismo, pois o procedimento de injeção – em casos bastante raros – pode provocar uma piora na infecção que o corpo já apresenta.

É muito importante informar ao médico qualquer condição médica ou medicamento que esteja tomando, antes de realizar o tratamento, pois eles podem afetar os resultados.

Existe algum preparo para a realização do tratamento?

Não há nenhum procedimento formal a ser observado pelo paciente antes da realização do tratamento, por se tratar de um processo simples.

No entanto, orientamos que qualquer procedimento médico que não exija preparo ou pré-condições seja realizado com o paciente bem alimentado (sem estar em jejum), sem ter ingerido bebida alcoólica e sem ter feito atividade física intensa.

Também é importante que o paciente permaneça em repouso por pelo menos 24 horas, evitando atividades físicas intensas e movimentações específicas, a depender da articulação a ser tratada.

Outras Orientações: siga-as em qualquer procedimento no Instituto Nere

  • Não se esqueça de levar seus exames anteriores, principalmente se você tiver exames recentes e da mesma natureza do procedimento que será feito no Instituto Nere.

  • Informe ao médico seu histórico médico, incluindo doenças anteriores, pré-existentes e cirurgias.

  • Antes do exame, informe ao médico se você estiver tomando algum medicamento, seja de forma eventual ou contínua.

  • Informe ao médico se você tem alguma alergia a medicamentos ou a quaisquer outros tipos de materiais ou substâncias.

Tenho uma dúvida, com quem eu posso falar?

É muito comum que os pacientes tenham dúvidas sobre exames e procedimentos. Por isso, não hesite em entrar em contato conosco se surgirem quaisquer tipos de dúvidas.

Telefone fixo: +55 (11) 3177-3111
Whatsapp: +55 (11) 95499-7660
E-mail: atendimento@institutonere.com.br

Infiltração

Infiltração

Procedimento medicamentoso realizado para tratar a dor e inflamação nos músculos, nas articulações e seus arredores.

A infiltração muscular busca eliminar ou apaziguar a dor que o paciente sente no local. É comumente utilizada para tratar dores musculares crônicas, lesões musculares ou até mesmo dores agudas decorrentes da realização de exercícios físicos de alto rendimento.

Quando realizada, o medicamento atua no relaxamento da musculatura contraída (originada na dor ou na lesão) e, assim, há a melhora da dor.

O tratamento pode ser utilizado tanto em casos de dor momentânea e aguda quanto em quadros de dor crônica com piora progressiva, até que se torne uma dor aguda.

Esse recurso terapêutico também é utilizado para tratar uma variedade de condições articulares como artrite, tendinites e bursites. Também são indicados para tratar desgaste ósseo e osteoartrite, inflamação de articulação ou apenas para controlar dor e inflamação.

Como é realizada a Infiltração?

INTRA-ARTICULAR OU PERIARTICULAR

Trata-se de aplicação de medicamento diretamente na articulação a ser tratada.  Dependendo do local, um anestésico é aplicado um pouco antes do medicamento propriamente dito.

As articulações mais comumente tratadas são joelho, quadril e ombro. No caso de aplicação em regiões profundas, de difícil acesso e visualização às cegas, o procedimento pode ser realizado com a ajuda de um aparelho de ultrassom.

Os medicamentos comumente ministrados em procedimentos de infiltração são analgésicos, antiinflamatórios, corticoides e ácido hialurônico. O tipo de medicação é determinado pelo médico, a depender de sua avaliação do caso do paciente.

MUSCULAR

Na Infiltração Muscular, o profissional aplica, por meio de injeção via seringa e agulha, um medicamento específico para aquele caso diretamente no músculo do qual parte a condição de dor.

O medicamento em questão pode ser um anestésico (similar ao utilizado por dentistas), analgésico ou antiinflamatório.

O tratamento é realizado por médicos especialistas que fazem parte da equipe do Instituto Nere.

Existem contraindicações para este tratamento?

Se prescrita a infiltração, é necessário observar se o paciente se enquadra em alguma dessas condições, que são contraindicativas para a aplicação:

  • O paciente não deve apresentar quadro de febre e nem lesões de pele no local, evitando assim uma possível infecção ou piora nas suas condições;
  • Pacientes que tenham sofrido fratura recente ou que façam uso de prótese articular (em ambos os casos, no local da infiltração) não devem realizar o procedimento;
  • Não é orientada a realização do tratamento para pacientes com úlceras estomacais, rupturas de tendões parciais, endocardite bacteriana e distúrbios de coagulação.

É muito importante informar ao médico qualquer condição médica ou medicamento que esteja tomando, antes de realizar o tratamento, pois eles podem afetar os resultados.

Existe algum preparo para a realização do tratamento?

Não há necessidade de preparo prévio por parte do paciente para a realização de Infiltração Intra-Articular ou Periarticular.

Orienta-se, no entanto, que o paciente permaneça em repouso relativo pós- procedimento (diminuição de atividade) por 72h. O intuito é evitar que a dor ou a inflamação retornem e potencializar a ação do medicamento no local.

Outras orientações: siga-as em qualquer procedimento no Instituto Nere

  • Não se esqueça de levar seus exames anteriores, principalmente se você tiver exames recentes e da mesma natureza do procedimento que será feito no Instituto Nere.

  • Informe ao médico seu histórico médico, incluindo doenças anteriores, pré-existentes e cirurgias.

  • Antes do exame, informe ao médico se você estiver tomando algum medicamento, seja de forma eventual ou contínua.

  • Informe ao médico se você tem alguma alergia a medicamentos ou a quaisquer outros tipos de materiais ou substâncias.

Tenho uma dúvida, com quem eu posso falar?

É muito comum que os pacientes tenham dúvidas sobre exames e procedimentos. Por isso, não hesite em entrar em contato conosco se surgirem quaisquer tipos de dúvidas.

Telefone fixo: +55 (11) 3177-3111
Whatsapp: +55 (11) 95499-7660
E-mail: atendimento@institutonere.com.br

Agulhamento Seco

Agulhamento Seco

Agulhamento Seco é uma técnica de tratamento minimamente invasiva, aparentemente similar à Acupuntura, porém o objetivo do Agulhamento Seco difere daquele da Acupuntura Tradicional.

Enquanto a Acupuntura trata de dores e doenças de cunho sistêmico, o Agulhamento Seco atua em disfunções que causam dores musculoesqueléticas – dores nas costas ou nos ombros e pescoço, por exemplo.

O Agulhamento Seco (ou Dry Needling) pode ser indicado para condições onde há síndrome dolorosa miofascial.

Como é realizado o Agulhamento Seco?

O Agulhamento Seco é um método de tratamento simples e muito seguro.

Não se trata de um procedimento indolor e pode causar um leve desconforto e estranhamento inicial, os quais desaparecem logo em seguida com a continuidade do tratamento.

O objetivo é criar um estímulo muscular no ponto com dor, chamado de ponto-gatilho. Este ponto funciona como um “botão de reiniciar” o músculo; quando acionado provoca relaxamento e aumento do fluxo sanguíneo, controlando a dor.

O tratamento é realizado por médicos especialistas que fazem parte da equipe do Instituto Nere.

Existem contraindicações para este tratamento?

A aplicação do tratamento de Agulhamento Seco requer a observância de alguns fatores que podem vir a contraindicá-lo.

Orienta-se evitar a realização deste procedimento em caso de lesões na pele e sangramentos no local – principalmente se houver quadro de infecção.

Aos portadores de doenças vasculares e de coagulação (inclusive os que tomam medicação anticoagulante) também não é indicado devido ao risco de pequenos sangramentos durante o tratamento.

É muito importante informar ao médico qualquer condição médica ou medicamento que esteja tomando antes de realizar o tratamento, pois eles podem afetar os resultados.

Existe algum preparo para a realização do tratamento?

Não é necessário realizar nenhuma ação de preparo antes da aplicação do tratamento. Porém, orienta-se não estar em jejum, alimentar-se bem (sem exageros) e evitar bebidas alcoólicas antes do procedimento.

É desejável, pela praticidade, que o paciente compareça vestindo roupas leves, folgadas e confortáveis.

Após a realização do Agulhamento, orientamos que seja feita uma compressa quente no local da aplicação para estimular a circulação e agilizar o processo de autocura do organismo.

Outras orientações: siga-as em qualquer procedimento no Instituto Nere!

  • Não se esqueça de levar seus exames anteriores, principalmente se você tiver exames recentes e da mesma natureza do procedimento a ser feito no Instituto Nere;
  • Informe ao médico seu histórico médico, incluindo doenças anteriores, pré-existentes e cirurgias;
  • Antes do exame, informe ao médico se você estiver tomando algum medicamento, seja de forma eventual ou contínua;
  • Informe ao médico se você tem alguma alergia a medicamentos ou a quaisquer outros tipos de materiais ou substâncias.

Tenho uma dúvida, com quem eu posso falar?

É muito comum que os pacientes tenham dúvidas sobre exames e procedimentos. Por isso, não hesite em entrar em contato conosco se surgirem quaisquer tipos de dúvidas.

Telefone fixo: +55 (11) 3177-3111
Whatsapp: +55 (11) 95499-7660
E-mail: atendimento@institutonere.com.br

Potencial Evocado Somatossensitivo (PESS)

Potencial Evocado Somatossensitivo (PESS)

Potencial evocado é um exame neurofisiológico que busca, de maneira geral, avaliar algumas funções do sistema nervoso e, de forma mais específica, verificar a condução efetiva dos impulsos nervosos pelas vias sensoriais do paciente – pele, olhos ou ouvidos, por exemplo.

Em outras palavras, o exame consiste na averiguação de que os sinais provocados nas terminações sensoriais estão percorrendo seu caminho pelo sistema nervoso do paciente até chegar no cérebro.

Uma das variantes desse procedimento que realizamos no Instituto Nere é o Potencial Evocado Somato-Sensitivo (PESS), no qual procura-se avaliar membros inferiores e superiores do paciente de modo a qualificar e mensurar as respostas obtidas no cérebro após o estímulo.

O exame de Potencial Evocado é usado para avaliar a integridade das vias nervosas sensoriais e motoras, sendo amplamente utilizado para o diagnóstico de doenças e distúrbios do sistema nervoso como esclerose múltipla, neuropatia diabética, distrofia muscular, entre outras.

Como é realizado o Potencial Evocado?

O exame de Potencial Evocado consiste na estimulação elétrica de uma parte do corpo por meio de eletrodos posicionados na pele (couro cabeludo ou membros superiores e inferiores).

Esse procedimento é realizado com o paciente deitado e relaxado em um ambiente tranquilo e na penumbra. O paciente não sentirá dor e nem desconforto – apenas o estímulo realizado.

A partir dos estímulos gerados pelos eletrodos, o equipamento médico gera gráficos por meio dos quais é possível realizar a leitura tanto dos estímulos quanto das respostas, e assim o profissional pode ter insumos que podem direcioná-lo para um diagnóstico.

O exame é realizado por médicos ou profissionais especialistas que fazem parte da equipe do Instituto Nere. É de extrema importância que o paciente tire todas as dúvidas que existirem antes do exame com o médico ou por meio de nossas formas de contato.

Existem contraindicações para este exame?

Não há contraindicações gerais para a realização do exame de Potencial Evocado. Apenas observe se:

  • Não há ferimentos ou lesões no couro cabeludo;
  • Não há ferimentos ou lesões na pele dos membros superiores e inferiores.

Esse cuidado tem como objetivo não agravar a situação de ferimentos preexistentes, uma vez que os eletrodos serão colocados na pele do couro cabeludo e dos membros.

É muito importante informar ao médico qualquer condição médica ou medicamento que esteja tomando, antes de realizar o exame, pois eles podem afetar os resultados.

Existe algum preparo para a realização do exame?

Se você for realizar o exame de Potencial Evocado no Instituto Nere, pedimos que siga as seguintes orientações:

  • Compareça ao local do exame bem alimentado e sem estar em jejum;
  • Vá ao exame com cabelo limpo e seco devido à colocação de eletrodos no couro cabeludo;
  • Use roupas leves e folgadas para que não se sinta desconfortável durante o exame.
  • Procure dormir bem na noite anterior ao exame: o ideal é dormir por um período de oito horas (pode variar entre indivíduos).

Outras orientações: siga-as em qualquer procedimento no Instituto Nere

  • Não se esqueça de levar seus exames anteriores, principalmente se você tiver exames recentes e da mesma natureza do procedimento a ser feito no Instituto Nere.

  • Informe ao médico seu histórico médico, incluindo doenças anteriores, pré-existentes e cirurgias.

  • Antes do exame, informe ao médico se você estiver tomando algum medicamento, seja de forma eventual ou contínua.

  • Informe ao médico se você tem alguma alergia a medicamentos ou a quaisquer outros tipos de materiais ou substâncias.

Tenho uma dúvida, com quem eu posso falar?

É muito comum que os pacientes tenham dúvidas sobre exames e procedimentos. Por isso, não hesite em entrar em contato conosco se surgirem quaisquer tipos de dúvidas.

Telefone fixo: +55 (11) 3177-3111
Whatsapp: +55 (11) 95499-7660
E-mail: atendimento@institutonere.com.br

Eletroneuromiografia

Eletroneuromiografia

A Eletroneuromiografia (também conhecida como Eletromiografia ou EMG) é um procedimento médico que avalia o sistema nervoso periférico, mais especificamente a função dos nervos e músculos.

Ele é indicado para detectar e diagnosticar problemas como lesões nervosas, distrofias musculares e doenças neuromusculares.

De maneira mais detalhada, por meio da Eletroneuromiografia é possível fazer uma varredura pelo sistema nervoso composto por corno anterior da medula espinhal, raízes nervosas, plexos, nervos periféricos, junção neuromuscular e músculos.

Trata-se, assim, de uma avaliação completa e detalhada que permite determinar diagnósticos em uma ampla gama de possibilidade de lesões e problemas nervosos e musculares.

Os resultados da EMG podem ajudar a determinar a causa de sintomas como fraqueza muscular, formigamento, dor, entre outros, além de auxiliar no planejamento do tratamento para as condições diagnosticadas.

Como é realizada a Eletroneuromiografia?

Pequenos eletrodos são colocados na pele do paciente, próximos ao músculo ou nervo a ser examinado, em um procedimento chamado de neurocondução. Em uma segunda etapa, são introduzidos eletrodos de forma minimamente invasiva. 

Os eletrodos têm a capacidade de medir a atividade elétrica do músculo ou nervo, que é registrada em um gráfico.

A partir da análise desse gráfico, é possível mostrar se há algum problema com a comunicação entre o nervo e o músculo, como uma lesão nervosa ou uma doença neuromuscular.

O exame é geralmente realizado por médicos especialistas que fazem parte da equipe do Instituto Nere.

Existem contraindicações para este exame?

A EMG é um exame seguro e não invasivo, mas o paciente pode vir a sentir um desconforto mínimo, pois os eletrodos são posicionados perto do músculo ou do nervo a ser examinado. O exame leva de trinta minutos a uma hora para ser concluído.

Algumas contraindicações para o exame de Eletroneuromiografia incluem:

  • Lesões ou ferimentos na pele;
  • Coagulopatias (problemas de coagulação do sangue);
  • Gravidez;
  • Cardiopatias graves;
  • Marcapasso (relativo; converse com seu médico).

É muito importante informar ao médico qualquer condição médica ou medicamento que esteja tomando antes de realizar o exame, pois eles podem afetar os resultados.

Existe algum preparo para a realização do exame?

Se você for realizar o exame de Eletroneuromiografia no Instituto Nere, pedimos que siga as seguintes orientações:

  • Compareça ao local do exame bem alimentado e sem estar em jejum;
  • Use calças compridas, para manter os membros aquecidos, e regatas por baixo da blusa.
  • Evite fazer uso de óleos ou cremes hidratantes nas 24 horas que antecedem o exame, pois produtos dessa natureza dificultam a aderência dos eletrodos.

Outras orientações: siga-as em qualquer procedimento no Instituto Nere

  • Não se esqueça de levar seus exames anteriores, principalmente se você tiver exames recentes e da mesma natureza do procedimento a ser feito no Instituto Nere.
  • Informe ao médico seu histórico médico, incluindo doenças anteriores, pré-existentes e cirurgias.
  • Antes do exame, informe ao médico se você estiver tomando algum medicamento, seja de forma eventual ou contínua.
  • Informe ao médico se você tem alguma alergia a medicamentos ou a quaisquer outros tipos de materiais ou substâncias.

Tenho uma dúvida, com quem eu posso falar?

É muito comum que os pacientes tenham dúvidas sobre exames e procedimentos. Por isso, não hesite em entrar em contato conosco se surgirem quaisquer tipos de dúvidas.

Telefone fixo: +55 (11) 3177-3111
Whatsapp: +55 (11) 95499-7660
E-mail: atendimento@institutonere.com.br