Biofeedback é uma técnica de tratamento que consiste em quantificar o nível de contração muscular de um indivíduo, para que se possa entender se o músculo em questão encontra-se ativo e qual é o seu nível de atividade.
Trata-se, de maneira mais específica, de um procedimento que busca ajudar os profissionais a estabelecer diagnósticos e tratamentos de patologias musculares de forma mais precisa e menos subjetiva do que exames mais comumente utilizados.
Um paciente submetido a um procedimento de Biofeedback, e a partir disso com diagnóstico e tratamento adequado, pode recuperar funções musculares prejudicadas, perdidas ou esquecidas, geralmente em decorrência de lesões dos mais variados tipos e gravidades.
A aplicação da terapia de Biofeedback serve também para verificar o funcionamento e as informações sobre alguns dos mais importantes sistemas de nosso organismo como: frequência cardíaca, temperatura corporal periférica, tensão muscular, entre outros.
Como é realizado o Biofeedback?
Em sessões de Biofeedback, eletrodos são posicionados na região do corpo que receberá tratamento. Assim que conectados, passam a receber sinais elétricos decorrentes das atividades musculares em questão.
Esses sinais elétricos são do tipo corrente FES (Functional Electrical Stimulation, ou Estimulação Elétrica Funcional), que é um impulso elétrico de baixa intensidade utilizado de forma específica para estímulo muscular.
Assim, os tais sinais captados são enviados para um computador que, por sua vez, emite resultados gráficos e sonoros, indicando assim presença e intensidade de atividade muscular no local.
Ao compreender a situação da atividade muscular no local, é possível promover a sua reabilitação por meio de estímulos e orientações para que o paciente realize movimentos específicos.
O exame é realizado por médicos ou profissionais especialistas que fazem parte da equipe do Instituto Nere.
Existem contraindicações para este exame?
As principais contraindicações para a realização desse procedimento têm relação com a integridade do local em que será feita a medição via Biofeedback. Assim, orientamos que não se faça o tratamento caso haja lesão no local, especialmente se apresentar sinal de infecção.
É muito importante informar ao médico qualquer condição médica ou medicamento que esteja tomando antes de realizar o tratamento, pois eles podem afetar os resultados.
Existe algum preparo para a realização do tratamento?
Não há necessidade de preparo para a realização do procedimento de Biofeedback. De modo geral, orienta-se para qualquer tratamento ou exame que:
- O paciente esteja bem alimentado e não esteja em jejum;
- O paciente evite a ingestão exagerada de bebidas alcoólicas logo antes do procedimento;
- O paciente evite realizar atividade física intensa logo antes do procedimento;
- O paciente compareça vestindo roupas leves, folgadas e confortáveis, de modo a facilitar o acesso às áreas que serão submetidas ao procedimento.
Outras orientações: siga-as em qualquer procedimento no Instituto Nere
-
Não se esqueça de levar seus exames anteriores, principalmente se você tiver exames recentes e da mesma natureza do procedimento que será feito no Instituto Nere.
-
Informe ao médico seu histórico médico, incluindo doenças anteriores, pré-existentes e cirurgias.
-
Antes do exame, informe ao médico se você estiver tomando algum medicamento, seja de forma eventual ou contínua.
-
Informe ao médico se você tem alguma alergia a medicamentos ou a quaisquer outros tipos de materiais ou substâncias.
Tenho uma dúvida, com quem eu posso falar?
É muito comum que os pacientes tenham dúvidas sobre exames e procedimentos. Por isso, não hesite em entrar em contato conosco se surgirem quaisquer tipos de dúvidas.
Telefone fixo: +55 (11) 3177-3111
Whatsapp: +55 (11) 95499-7660
E-mail: atendimento@institutonere.com.br